VISCONDE DO RIO BRANCO (MG): Secretarias trabalham juntas no combate ao Aedes no município

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As secretarias de Saúde, de Educação, da Agricultura e Meio Ambiente e de Obras e Serviços de Visconde do Rio Branco estão trabalhando juntas para combater o Aedes aegypti na cidade. O mosquito é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Os representantes dessas secretarias se reúnem periodicamente para discutir o nível de infestação do mosquito na cidade e para traçar medidas cada vez mais eficazes no combate ao inseto. Além do pode público, outras frentes também estão envolvidas na questão, como explica o presidente do Comitê de Mobilização de Combate à Dengue de Visconde do Rio Branco, Reginaldo Lima.
 
SONORA: Reginaldo Ferreira de Lima, presidente do Comitê de Mobilização de Combate à dengue de Visconde do Rio Branco
 
“A secretaria municipal de Saúde vai fazer a mobilização, com palestras nas escolas, nas comunidades, nas empresas. O Departamento de Limpeza tem que fazer uma conscientização da população para, por exemplo, não jogar o lixo na rua. O Meio Ambiente passa para as pessoas que, se jogar uma sacola [na rua], aquilo vai ficar degradando por não sei quantos anos. Então, é importante todos os departamentos participarem.”
 
REPÓRTER: Profissionais de saúde, representantes de órgãos públicos e líderes comunitários trabalham na conscientização de toda a população, mas cada morador também precisa fazer a sua parte. O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, lembra como o mosquito age e quais são as maneiras de se proteger contra o Aedes.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada”.
 
REPÓRTER: Visconde do Rio Branco tem dois mil 315 casos confirmados de dengue, por isso a luta não pode parar. Evite manter recipientes que acumulam água e proteja a sua família. Saiba mais sobre dengue no site do Ministério da Saúde. Acesse:combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.