VIGITEL 2016: Mais da metade dos brasileiros está acima do peso e 18,9% estão obesos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Nos últimos dez anos, o índice de obesidade entre os brasileiros aumentou 60%, segundo a pesquisa Vigitel, feita pelo Ministério da Saúde. O problema acomete tanto homens quanto mulheres e é mais frequente a partir dos 25 anos. Lutar contra a obesidade foi algo costumeiro na vida do biólogo Marcos Ionan, que já chegou a pesar 125 quilos.

SONORA: Marcos Ionan, biólogo.

“Aos 27 anos de idade, chegou num limite que eu disse não tem como mais. Minhas taxas já estavam começando a alterar; colesterol, ácido úrico e várias outras, consequência do excesso de peso”.

REPÓRTER: Preocupado com as doenças crônicas decorrentes da obesidade, o Marcos fez reeducação alimentar e passou a praticar atividades físicas. Hoje com 30 anos, ele começa a vencer o problema.

SONORA: Marcos Ionan, biólogo.

“Ainda não perdi todo o peso necessário. Mas hoje eu tô com 37 quilos a menos e ainda luto para chegar no peso ideal. Hoje a minha saúde é outra”.

REPÓRTER: Além da obesidade, o sobrepeso também preocupa o Ministério da Saúde. Ao todo, 53,8% da população está acima do peso. Houve crescimento de 26% desta taxa nos últimos dez anos. Para conter as taxas de sobrepeso e obesidade, o Ministério da Saúde tem incentivado a alimentação saudável e a prática de atividade física por meio de programas, como o Academias da Saúde, acordos com a indústria de alimentos para retirar sódio e açúcar dos produtos, campanhas e a disseminação do Guia Alimentar para a População Brasileira. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Erika Braz.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.