VIGITEL 2016: 37,6% dos brasileiros praticam atividade física

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Que fazer atividade física é importante para a saúde todo mundo sabe. Mas infelizmente nem todos praticam. A dona de casa Neuza França, de 52 anos, depois do casamento e dos filhos, deixou de se exercitar. Hoje, tem restrições por conta de uma doença que acomete os nervos. Mesmo assim, recebeu recomendação médica para voltar a fazer exercícios.

SONORA: Neuza França, dona de casa.

“Eu tinha que estar fazendo porque, por causa da corticoide, eu desenvolvi diabetes. Agora, eu gostaria de ter força de vontade, fazer uma caminhada, uma academia e não posso”.

REPÓRTER: Ao contrário da dona Neuza, os brasileiros estão buscando mais a prática de exercícios físicos no tempo livre. Em 2009, 30% da população passava longe do sedentarismo. No ano passado, este índice subiu para 37,6%, segundo a pesquisa Vigitel. A técnica em Políticas Públicas do Ministério da Saúde, Danielle Cruz, dá dicas para quem quer começar do zero e fazer parte desta estatística bastante positiva.

SONORA: Danielle Cruz, técnica em Políticas Públicas do Ministério da Saúde.

“A primeira coisa é começar devagar, coisa que você goste de fazer, começar gradualmente. Se for caminhada, começar devagarinho, por dia, aumentando ao longo do tempo. Duas, três vezes por semana você aumenta o percurso, aumenta o tempo de forma gradual”.

REPÓRTER: O Brasil tem, hoje, 4 mil polos do Programa Academias da Saúde em funcionamento e outros 2.012 devem ser habilitados. Neles as pessoas encontram infraestrutura para praticar exercícios físicos e recebem instruções e estímulos de profissionais qualificados. Outro programa, o Saúde na Escola, está presente em 78 mil instituições de ensino em todos os estados. O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes a adotarem hábitos mais saudáveis. Para conhecer as ações do governo federal na promoção da saúde dos brasileiros, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Erika Braz.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.