VÁRZEA DA ROÇA (BA): Município está com baixo índice de vacinação contra o vírus HPV

 Cerca de 10% de meninas entre onze a treze anos do município de Várzea da Roça, na Bahia, tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 10% de meninas entre onze e treze anos do município de Várzea da Roça, na Bahia, tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV. O índice está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é aplicar essa dose em 75% das jovens entre 11 e 13 anos. A vacinação contra o vírus HPV faz parte da campanha do Ministério da Saúde para diminuir os casos de câncer do colo do útero. De acordo com o ministério, o vírus HPV é o principal causador desse tipo de câncer – o terceiro mais frequente e o quarto que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que sejam descobertos mais de mil e cem novos casos da doença, somente na Bahia. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovich, explica as etapas de vacinação contra o vírus HPV.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois”.
 
REPÓRTER: O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a vacina é segura.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa
 
“É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer no colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais e isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.  
 
REPÓRTER: As adolescentes entre 11 e 13 anos de Várzea da Roça que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV podem procurar qualquer um dos quatro postos de saúde com o cartão de vacina ou documento de identidade. Não há necessidade de estar acompanhada dos pais.
 
Reportagem, Ivana Sant’ Anna

Receba nossos conteúdos em primeira mão.