VARGEM GRANDE (MA): Município está preocupado com período de chuvas no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  Só neste ano a Dengue, a Chikungunya e o Zika já prejudicaram a saúde de mais de 640 pessoas em Vargem Grande. Além das ações de rotina no combate ao mosquito transmissor dessas doenças, o município está elaborando e realizando ações para evitar que mais pessoas sejam vítimas . O secretário de Saúde, Charles Marinho, fala dos reforços necessários para o período das chuvas.
 
TEC/SONORA:  secretario de Saúde de Vargem Grande (MA), Charles Marinho
“Na verdade, aqui no Maranhão. Essa área da gente é uma área de alto risco, não dispõe de saneamento básico, enfim. Mas a gente vem trabalhando essa parte de promoção de saúde durante os 12 meses do ano. A gente está trabalhando inclusive os agentes de combate à endemias, para estar fazendo horas extras, para intensificar essa parte, né? Dos imóveis. Porque, quando começam as chuvas, intensificam muito os casos, mesmo.”
 
LOC: Mais profissionais de saúde estão juntos nesse combate para evitar que o número de casos aumente em Vargem Grande. Mas ainda assim o esforço no combate ao mosquito em casa e na vizinhança não pode parar. Maria Lídia Lago e o irmão tiveram Chikungunya em fevereiro deste ano. Ela tem os cuidados em casa, mas reforça que a participação de todos faz diferença na luta contra o mosquito.
 
TEC/SONORA: Maria Lídia Rosa do Lago, personagem
“Lá no conjunto onde eu moro teve muitos casos mesmo de Chikungunya. Três irmãos meus também tiveram. Meu quintal todo limpinho, entendeu? Mas os vizinhos também não colaboram.”
 
LOC: Você pode mudar essa realidade em Vargem Grande. Colabore. Observe e elimine objetos que possam juntar água e virar criadouros do mosquito. A Dengue, a Chikungunya e o Zika podem te deixar totalmente debilitado e sem poder trabalhar. Fique atento e participe dessa luta. Saiba mais no site: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.