VALENÇA (BA): Mosquito transmissor da Chikungunya, Zika e Dengue preocupa moradores do município

Salvar imagem

LOC.: De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde, Valença está em estado de alerta para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Para tentar conter o avanço do vetor, uma equipe de agentes de Saúde faz vistorias nas residências e outros imóveis do município. O objetivo é ensinar a população a impedir a formação de criadouros do mosquito e evitar que se repitam casos como o da funcionária pública Jacilene dos Santos, de 42 anos. Ela que já teve Zika e Chikungunya.

TEC./SONORA: Jacilene dos Santos, funcionária pública
“Da primeira vez, eu tive dores nas articulações, muita febre alta e dor de cabeça. E da segunda vez, eu também tive febre alta e fiquei com o corpo cheio de manchas, com coceira e dores acima dos olhos.”

LOC.: Por isso, é importante que os moradores prestem bastante atenção às orientações dadas pelos agentes de endemias e Saúde, pois a tarefa principal no combate ao mosquito cabe a cada família, na própria residência, como explica o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas.

TEC./SONORA: Fábio Villas-Boas, secretário estadual de Saúde
“Dentro dos domicílios, a tarefa fica sobre a responsabilidade das famílias. Não se trata de transferir responsabilidade, mas de conscientizar a população de que essa é uma tarefa que vai muito além da capacidade dos Governos.”

LOC.: Se você passa o dia todo fora de casa e não tem como receber a equipe de combate ao mosquito, ligue no telefone da Secretaria Municipal de Saúde e agende uma vistoria. O número é 3641-9595. Repetindo: 3641-9595. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.