UNIÃO (PI): Município registra baixo índice de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. Meta do ministério da Saúde é de 75%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mesmo com toda a orientação e divulgação da vacina contra o HPV no ano passado, o município de União ainda está longe da meta de 75 por cento de imunização de adolescentes de 11 a 13 anos. A região piauiense registrou que apenas 24 por cento das meninas foram vacinadas. O número representa somente trezentas e sete jovens que se preveniram contra o câncer do colo de útero. A conscientização da segurança da vacina é considerada um fator determinante para o sucesso da campanha. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, afirma que a vacina é extremamente segura.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch
 
“A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura”.
 
REPÓRTER: A vacina contra o papiloma vírus é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde do país. Para a imunização ser eficaz contra o câncer do colo de útero, as adolescentes devem tomar as três doses. As meninas que tomaram a primeira dose na rede privada fora da campanha podem tomar as outras duas na rede pública. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, faz um alerta sobre a taxa de mortalidade por câncer de colo de útero e afirma que a geração que está sendo imunizada pode ficar livre de mortes pela doença.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“As famílias devem lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade do câncer de colo de útero, 14 mulheres morrem a cada dia em nosso país de câncer de colo de útero. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papa Nicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo de útero”.
 
REPÓRTER: As adolescentes de 11 a 13 anos do município de União devem tomar a segunda dose da vacina em uma das cinco unidades de saúde da região. O atendimento para a imunização contra o HPV é de segunda a sexta-feira, de oito às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.