UNIÃO (PI): Município não conseguiu atingir meta da segunda etapa de vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A segunda etapa da vacinação contra o HPV continua no município de União. A cidade oferece a dose em 16 postos de saúde espalhados pela região. Somente 26 por cento das meninas entre 11 e 13 anos da cidade foram imunizadas. A baixa procura é um reflexo da situação do estado com a vacinação contra o vírus. O Piauí só aplicou a segunda dose em 45 por cento das garotas. Quem imunizou a filha foi a professora, Joelma Machado. Ela destaca que se informar sobre os benefícios da vacina foi fundamental para a decisão.
 
SONORA: Mãe, Joelma Machado
 
“Tem certas pessoas que são muito difíceis da gente lidar e colocar para elas a real situação. Então, eu tive esse cuidado de esclarecer o motivo da vacina, o benefício que ela traria para a nossa filha e consequentemente para as outras adolescentes que iriam tomar”.
 
REPÓRTER: O HPV é o principal responsável pelo surgimento do câncer do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer o Piauí deve registrar 400 novos casos da doença nesse ano. A ex-coordenadora estadual de Imunização do Piauí, Doralice Lopes, ressalta a importância da vacina como prevenção.
 
SONORA: Ex-coordenadora estadual de Imunização do Piauí, Doralice Lopes
 
“É importante que os pais e as meninas entendam que essa vacina é extremamente segura e que o câncer do colo de útero, provocado por um dos grandes fatores o HPV, ele é a terceira causa de mortes das mulheres. É uma questão de saúde nacional então a gente precisa realmente garantir que essas meninas recebam primeira, segunda e terceira dose para que elas realmente estejam protegidas”.
 
REPÓRTER: A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra o HPV. A jovem precisa tomar as três doses para ficar imune ao vírus. A enfermeira de União, Raimunda da Silva, convoca as meninas do município para tomar a vacina.
 
SONORA: Enfermeira, Raimunda da Silva
 
“Para prevenir é preciso vacinar as adolescentes. Então, eu peço para as adolescentes que estão dentro dessa faixa etária de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose e que ainda não compareceu as salas de vacina eu peço que compareça a sala de vacina mais próxima da sua casa para receber a segunda dose e possivelmente já marcando  a terceira dose”.

REPÓRTER: Todas as 16 salas de vacinação de União funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã a meio dia. Oito dessas unidades estão localizadas na zona rural, como nos Povoados Novo Nilo e no Davi Caldas. Os outros oito estão na zona urbana, como no Hospital Municipal de União, na Rua São Paulo, no bairro São Judas.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.