UNAÍ (MG): Cooperativas atraem população com facilidades e juros baixos

Unaí conta com seis cooperativas e mais de oito mil associados. A maior é o Sicoob

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O cooperativismo tem se tornado uma grande alternativa de negócio para empresários e produtores rurais da cidade mineira de Unaí. Segundo dados do IBGE, o número de pessoas que se associaram a algum tipo de cooperativa cresceu quase 88 por cento, entre 2004 e 2013, no Brasil. Em Unaí, não é diferente. A cidade conta com seis cooperativas e mais de nove mil e trezentos associados, de acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras, a OCB. O produtor rural, Camilo Machado, faz parte de uma cooperativa em Unaí. Ele conta que consegue apoio da cooperativa em praticamente todas as atividades da produção rural.
 
SONORA: produtor Rural, Camilo Machado
 
“E essa cooperativa, ela dá suporte desde um produtor de leite a um pecuarista de corte, enfim, ela tem posto de gasolina, ela tem uma fabrica de ração, fabrica de sal mineral, prestação de serviços, como agrônomos, veterinários e uma série de prestadores de serviços vinculados a cooperativa. Então acaba que tudo que você precisa em uma fazenda, você tem nessa cooperativa.”
 
REPÓRTER: Em Unaí, as cooperativas financeiras são as que mais se destacam. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o Sicoob Noroeste de Minas e o Sicoob Crediparnor são as organizações com o maior número de associados na cidade, com mais de 10 mil associados. Diante da crise econômica que o país enfrenta, as cooperativas caíram no gosto da população porque oferecem juros baixos, acesso facilitado ao crédito e isenção do Imposto Sobre Operações de Crédito, o IOF, como explica o diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior.
 
SONORA: diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior
 
“Na cooperativa buscando trazer vantagens, com taxas de juros mais baratas, no cartão, no cheque especial, nos empréstimos, além dos demais produtos como consorcio, cartões de crédito, cobrança, enfim, todos os produtos que os bancos têm, hoje têm as cooperativas, com as vantagens. Inclusive uma delas é a isenção do IOF nas operações de crédito que faz uma diferença muito grande. O custo reduz bastante.”
 
REPÓRTER: Outro benefício que a população tem ao se associar em uma cooperativa financeira é o acesso aos resultados da organização. Ou seja, na cooperativa o associado é tratado como dono e passa a receber parte dos lucros, como ressalta o diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior.
 
SONORA: Diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior
 
“O grande diferencial de uma cooperativa para o banco é esse. Na cooperativa é uma sociedade de pessoas e no banco é uma sociedade de capital. Lá você é simplesmente um cliente, na cooperativa para você fazer sua movimentação você passa a ser um dono, você passa a participar da vida ativa da cooperativa como um todo”.
 
REPÓRTER: Para conhecer os benefícios de uma cooperativa financeira em Unaí, você pode ir até a agência de atendimento do Sicoob Noroeste de Minas, localizada na Rua São José, número 667, no Centro da cidade, ou então, procurar a agência de atendimento do Sicoob Crediparnor que fica na Rua Celina Lisboa Frederico, número 69, também no Centro. Se preferir, acesse na internet o endereço eletrônico www.sicoob.(com duas letras “o”). com.br

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.