UMUARAMA (PR): Agentes de saúde convocam meninas para tomarem segunda dose da vacina contra HPV

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível para meninas entre 11 e 13 anos, em 21 postos de saúde, de Umuarama e distritos de Santa Elisa, Serra dos Dourados e Lovat

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens da cidade de Umuarama, que não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV devem procurar uma das 21 unidades de saúde da cidade. O posto Central, que fica perto da delegacia da cidade, oferece a imunização. A enfermeira Débora, e as técnicas em enfermagem Rosângela e a Josélia, fazem as aplicações das doses e também orientam os pais e as jovens sobre a importância da vacina contra o vírus. É o que garante a coordenadora de Imunização, do município, Débora Batista.

SONORA: coordenadora de Imunização do município, Débora Batista
 
“As unidades se organizam, algumas unidades até foram às escolas que nós fizemos a primeira etapa para está chamando as meninas. Algumas enfermeiras foram também, para está fazendo essa vacinação e, elas foram para está fazendo a segunda etapa, para não ter essa desculpa. Aí, no caso teve alguns colégios, aqui em Umuarama, que mostraram muito interesse, sabe da importância e nos ajudaram também a estar fazendo essa campanha”.

REPÓRTER: A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção ao HPV. Porém, apenas 15 por cento das meninas da cidade receberam a segunda dose. O vírus é o principal responsável pelo surgimento do câncer do colo do útero.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que, a cada dia, 14 mulheres morrem com câncer do colo de útero.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O câncer do colo de útero ainda mata a cada dia, 14 mulheres em nosso país. São as mães e as avós das meninas que hoje têm a oportunidade de tomar a vacina. Por isso, que nenhuma família pode negar esse direito a menina, por isso, que a menina se conscientize, se informe e exija que o seu direito seja garantido. Que, ela vai poder ser a primeira geração de brasileiras onde a morte por câncer do colo de útero vai estar eliminada.

REPÓRTER: Os 21 postos de saúde que oferecem a vacina contra o HPV estão espalhados por todo o município de Umuarama, como na Vila União, nos distritos de Santa Elisa, Serra dos Dourados e Lovat. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde.

Reportagem, Rodrigo Nunes 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.