UBIRATÃ (PR): Ações são intensificadas para o combate ao mosquito de Dengue Zika e Chikungunya

Salvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue continua presente em Ubiratã. Segundo a Secretaria de Saúde, só este ano foram mais de seiscentos casos notificados e mais de quatrocentos confirmados. E mesmo que o município não tenha a presença da Zika e Chikungunya, precisamos tomar os cuidados com o mosquito. Para isso, Ubiratã tem combatido o transmissor alertando as pessoas com cartazes no comércio, carro de som, e panfletos, entre outras medidas. Uma delas chama muita atenção. E quem explica melhor é coordenadora da Dengue Selma Souza.

SONORA:
Selma Souza, coordenadora da Dengue.
“Fizeram uma maquete assim, de uma casa limpa como tem que ser e uma casa suja, cheia de lixo, cheia das coisas. Aí eles vão nas escolas falar mais para as crianças, mostrar pra eles e falar sobre a dengue, sobre a prevenção. Tem algumas ideias ainda que a gente está vendo para fazer, mas a questão é  a gente fazer prevenção mesmo. Porque, por enquanto, de agosto para cá, não tivemos nenhum caso confirmado ainda.”

LOC:
Mas que não esteja havendo mais casos nos últimos meses, não podemos nos enganar. Sabe aquela água parada no seu quintal? É tudo o que o mosquito quer para se reproduzir. Por isso, não podemos descuidar, porque o verão está chegando e o mosquito também gosta de calor. A estudante Márcia Aparecida Rocha não está dando bobeira nessa luta.

SONORA:
Márcia Aparecida Rocha, estudante.
“Procuro cuidar do quintal da minha casa, não deixar água parada, não deixar nada que o mosquito possa deixar larva. E também procuro prestar atenção se os vizinhos estão cuidando! Tenho vizinhos que deixam coisas no quintal também, então eu ando sempre prestando atenção.”

LOC:
São cuidados como o da Maria que salvam muitas vidas. Converse com a sua vizinhança sobre esse combate tão importante. O Ministério da Saúde lembra que ainda não há vacinas e remédio para a Dengue, Zika e Chikungunya. A única forma de vencer essa guerra contra o mosquito é eliminando possíveis criadouros. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.