UBERLÂNDIA (MG): Estoque de sangue do Hemocentro de Uberlândia está na metade do ideal

Serão realizadas coletas externas para mudar o quadro.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O estoque do Hemocentro de Uberlândia está na metade do número recomendável de bolsas, de acordo com o coordenador Paulo Henrique Ribeiro. O local atende, além de Uberlândia, mais 18 cidades, como Coromandel, Araguari, Monte Alegre de Minas e Patrocínio. Segundo Paulo Henrique, o hemocentro já traçou estratégias para mudar o quadro.

 

TEC./SONORA: Paulo Henrique Ribeiro, coordenador do Hemocentro de Uberlândia.

“Fizemos convocações por carta, convocações por telefone e estamos fazendo também algumas coletas externas, fora da unidade, que já havíamos planejado anteriormente, já vislumbrando essa situação de baixo comparecimento nessa época do ano. Nós atendemos dentro da cidade de Uberlândia, fora da unidade, escolas, universidades, empresas, igrejas. Então nós temos vários parceiros. Nessas épocas de baixo comparecimento de doadores, nós planejamos essas coletas externas para tentar reforçar e manter os estoques adequados.”

 

LOC.: O Hemocentro de Uberlândia realiza entre 1.900 e 2.400 coletas de sangue por mês. Apenas 400 ml de sangue podem salvar até quatro vidas. A funcionária da ONU, Amanda Rezende, de 34 anos, recebeu uma transfusão de sangue em Uberlândia quando era criança por ter sido diagnosticada com malária. Hoje, ela pode dizer que deve sua vida à transfusão de sangue.

 

TEC./SONORA: Amanda Rezende, funcionária da ONU.

 

A estimativa dos médicos é de que se eu não tivesse recebido a transfusão, em 24 horas eu possivelmente não resistiria e poderia ter falecido. A gente não imagina a hora que alguma pessoa da família ou algum amigo possa precisar. Eu espero que a gente nem tenha que vivenciar isso para tomar ciência da importância que é manter os hemocentros com os bancos sempre com disponibilidade para atendimento nesses casos de transfusão de sangue. E eu acho que é um gesto tão pequeno para cada um e que pode salvar uma ou mais vidas, inclusive.”

 

LOC.: Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O Hemocentro de Uberlândia fica no bairro Umuarama, Avenida Levino de Souza. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa! Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.