UBERABA (MG): Cidade intensifica ações para controle e prevenção do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O aumento de chuvas nesta época do ano levou Uberaba a intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Desde o inicio do ano ate agora, foi constatada uma queda significativa nos índices de infestação do mosquito em relação ao mesmo período do ano passado. Também houve uma queda nos casos de Dengue registrados em relação a 2016. Neste primeiro trimestre, foram 11 confirmados com a doença, sendo que no mesmo período do ano passado houve o registro de 1.600 pessoas infectadas. Já Zika e Chikungunya não existem casos confirmados.

Recentemente, um mutirão de limpeza recolheu mais de 50 toneladas de lixo dentro e fora das residências. Nos locais onde há casos confirmados, a prefeitura promove uma intensificação nas visitas. Caminhonetes e motos da Prefeitura diariamente jogam o fumacê nos bairros com alto índice de infestação do mosquito.

Além das visitas às residências, realizadas pelos Agentes de Saúde, a prefeitura busca de forma contínua informações sobre suspeitas de focos do mosquito. Assim, a cada atualização dos dados de infestação, são traçadas novas estratégias de combate ao mosquito, como explica o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri.

TEC/SONORA: Nelson Rannieri, diretor de Vigilância em Saúde.

 “Os caminhões passaram, retiraram esse lixo, mas logo em seguida, o LIRAa veio demonstrando que os recipientes primários que permaneciam dentro das residências – bebedouros de animais, vasos de plantas, ralos dentro de casa, somaram 30% dos locais onde foram encontradas a larva no LIRAa. O  LIRAa nos deu uma informação e, a partir dai, nós mudamos a estratégia e o mutirão também para acompanhar a remoção com autorização do morador de possíveis criadouros que estejam dentro das residências.”

LOC: Os principais sintomas da Dengue são a febre, dores no corpo, olhos e cabeça, além de manchas vermelhas na pele. As formas mais graves da doença podem evoluir para a morte, por isso é importante em caso de suspeita procurar a unidade de saúde mais próxima, como explica o Infectologista da FioCruz, José Cerbino.

TEC/SONORA:: José Cerbino, Infectologista da FioCruz.

“Existem alguns sinais que podem indicar uma evolução ruim. Esses sinais devem ser identificados em uma unidade de saúde. O tratamento pode ser desde um aumento da hidratação oral, da pessoa tomar uma quantidade maior de líquidos, ou em alguns casos ela pode ter que receber uma hidratação venosa. Essa é uma determinação que é feita durante uma avaliação médica. Então é importante que as pessoas procurem uma unidade.”

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.