UBERABA(MG): Cidade focada para o combate ao mosquito nas casas abandonadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Uberaba está na luta contra o mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. São 200 agentes de endemias controlando os focos na cidade. Com quase 162 mil imóveis, um dos grandes problemas desses agentes são as casas em que não há ninguém morando ou aquelas em que é difícil encontrar o morador. Em uma casa sem morador, ou mesmo abandonada, a chance de haver água parada é maior, e água parada serve para a reprodução do mosquito. Para tentar resolver o problema, existe um decreto municipal que permite que os agentes da prefeitura entrem em casas abandonadas, fechadas ou naquelas em que não se consegue contato com o dono ou morador. O Secretário de Saúde da Prefeitura de Uberaba, Túlio Cury, explica porque a prefeitura pode tomar essa medida. 

 

TEC/SONORA: Marco Túlio Azevedo Cury, Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba.

 

“A gente utiliza, temos essa prerrogativa que se for risco à saúde da população, podemos adentrar forçado. Entrar com acompanhamento, com testemunha, de que tentou e que o imóvel apresenta um risco para o município.”

 

LOC: Até novembro foram confirmados 2.066 casos de Dengue, 28 do Zika e 5 de Chikungunya em Uberaba. As doenças e o vírus deixam a pessoa bastante debilitada, sem conseguir levantar da cama. A universitária do Uniube, Marina Laila Salgado, de 23 anos, pegou Zika no início desse ano e deseja isso para ninguém.

 

TEC/SONORA: Marina Laila Salgado, Estudante.

 

“Parece que você está num marasmo, sabe? Você não consegue se mexer, fica na mesma posição o tempo inteiro e é muito ruim porque parece que toma conta de você. Porque é uma experiência que eu não desejaria para ninguém. Não tem como explicar. É muito ruim a sensação que você tem de impotência.”

 

LOC: E para fazer a sua parte, você só precisa verificar sempre se há água parada em pratos, embaixo dos vasos de planta, tampar a caixa d’água e não deixar acumular folhas de árvores nas calhas, por exemplo. Uma simples tampinha de refrigerante com água de chuva pode ser tornar um criadouro do mosquito. Viu algo suspeito? Ligue para o disk Dengue: 3317-4660.  Saiba mais sobre o mosquito e o que ele transmite em saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.