UBATÃ (BA): Número de meninas vacinadas contra HPV sobe, mas meta de 80% de imunização ainda está longe, no município

Apenas 27% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Ubatâ

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Ubatã apresentou uma melhora na quantidade de meninas vacinadas contra o HPV. Dentro de 30 dias, o sistema do Ministério da Saúde registrou que, na cidade, quase 27 por cento das meninas de 11 a 13 anos já tomaram a segunda dose contra o vírus. A recomendação do próprio ministério é que pelo menos 80 por cento das adolescentes de Ubatã estejam imunizadas. Dados do Ministério da Saúde apontam que, só no Brasil, mais de 137 mil casos de infecção por HPV são registrados a cada ano. A vacina oferecida gratuitamente nos postos de saúde é dividida em três doses. Para que a imunização seja completa, é importante que as garotas dentro da faixa etária de imunização tomem todas as doses da vacina como explica o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch

"A imunização, ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos 11 anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses e, uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: Em algumas cidades da Bahia, e em boa parte do país, o numero baixo de meninas vacinadas tem relação com o medo dos pais de expor suas filhas à um medicamento que possa causar alguma reação. O especialista do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, lembra que, a vacina é 100 por cento segura e explica como ela funciona no organismo.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch

"A vacina contra o HPV, ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".

REPÓRTER: Para tomar a segunda dose contra o HPV, as meninas de 11 a 13 anos de idade, devem ir ao posto de saúde com o cartão de vacina ou a carteira de identidade. Na segunda dose não é necessária a autorização dos responsáveis para tomar a vacina. Os postos de saúde de Ubatã também estão disponibilizando vacinas para quem não tomou a primeira dose.
 
Reportagem, Henrique Carmo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.