LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 50 casos de Dengue e de e Chikungunya foram notificados este ano em Tuntum. A cidade tem 128 agentes de saúde e de endemias visitando as casas para alertar os moradores sobre os cuidados que precisamos ter para evitar o mosquito que transmite as doenças e o vírus. Mas ainda assim, o número de casos é grande na cidade, e muita gente até hoje ainda não está totalmente bem de saúde, até porque quem tem Chikungunya, por exemplo, pode passar meses sentindo dores nas articulações. Por isso o secretário de Saúde, Rawlley Tavares, lembra o quanto é importante a participação dos moradores no combate ao mosquito.
TEC/SONORA: secretário de Saúde, RawlleyTavares
“O que falta ainda é mais conscientização da população. Fazer a devida troca da água, evitar o acúmulo em recipientes. Enfim, a Secretaria em si, a nossa parte de Vigilância, tem feito até o trabalho de conscientização, mas falta o trabalho, esse empenho maior por parte da população.”
LOC: Daniela mora no centro da cidade e teve Chikungunya em março. Ela sempre tomou cuidado para que em casa não houvesse foco do mosquito. O problema é que alguns vizinhos não fizeram o mesmo e aí ela e outras pessoas da rua acabaram ficando doentes.
TEC/SONORA: Daniela Gomes da Silva, do lar.
“Antes disso acontecer, a gente já vivia virando garrafa para baixo, não deixava água parada aqui no quintal. Tinha umas casas que não morava ninguém, a gente olhava assim, às vezes virava pneu, alguma coisa no quintal, mas acabou que não deu jeito mesmo.”
LOC: Por isso é preciso que todos, todos mesmo, cuidem de casa e também da vizinhança para impedir a reprodução do mosquito. Elimine objetos que acumulam água e que possam virar criadouros do inseto. E lembre-se sempre que a Dengue, a febre Chikungunya e o Vírus Zika deixam a pessoa de cama por vários dias, sem que ela possa fazer nada, principalmente trabalhar. Saiba mais no site: saude.gov.br/combateaedes