TUBERCULOSE: Brasil pretende reduzir em 95% os índices de morte por conta da doença

Taxa de mortalidade por Tuberculose cai mais de 20% em dez anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado nesta terça-feira, dia 24 de março,  o Ministério da Saúde anunciou uma nova meta para o Brasil combater a doença. A expectativa é que, até 2035,  as mortes provocadas pela tuberculose reduzam em 95 por cento.  Para se ter uma ideia, nos últimos dez anos, o número de pessoas que morreram vítimas da doença caiu cerca de 20 por cento. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, explica que várias ações do Governo Federal contribuem  para que os casos de tuberculose no Brasil diminuam cada vez mais.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Hoje, em toda a rede do Sistema Único de Saúde de forma gratuita foi implantado o teste rápido. Ele aumenta a apurar essa capacidade de fazer esse diagnóstico e hoje o diagnóstico pode ser feito em até duas horas. Depois a distribuição gratuita de medicamentos em toda a rede do SUS. E ao mesmo tempo, como a tuberculose, também, cursa com vulnerabilidade social, o fato de a gente ter outros programas de proteção social como o Bolsa Família, outras medidas que ajudam no enfrentamento dos casos de tuberculose.”
 
REPÓRTER: O SUS oferece gratuitamente o tratamento para combater a tuberculose. Mas de acordo com  o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para que o tratamento tenha sucesso, é importante que a pessoa procure uma Unidade de Saúde assim que perceber os primeiros sintomas da doença.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“A tosse com catarro por mais de três semanas consecutivas deve ser sempre um sinal de alerta. Portanto, é necessário que as pessoas procurem o posto de saúde, procure o posto de saúde da família, procure o seu médico para poder passar pelo diagnóstico. O diagnóstico, hoje, é feito de forma muito rápida. O teste rápido em cerca de duas horas, ele já confirma ou descarta o diagnóstico de tuberculose. O tratamento está disponível gratuitamente na rede.”

REPÓRTER: São mais vulneráveis à tuberculose as populações indígenas, presidiários, moradores de rua e pessoas que vivem com o HIV. A Organização Mundial da Saúde estima que, atualmente, existam no mundo nove milhões de casos novos de tuberculose. Para saber mais acesse o site no Ministério da Saúde. O endereço é  www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.