TRÊS RIOS (RJ): Surto em 2012 faz município estar mais alerta contra Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Depois de sofrer uma epidemia de Dengue em 2012, com mais de duas mil e setecentas pessoas doentes, Três Rios conseguiu reduzir o número de casos da doença. De acordo  com números da secretaria Municipal de Saúde, agora em 2016, foram pouco mais de quinhentos casos notificados. Mas como a cidade conseguiu diminuir o número de pessoas infectadas?  Segundo a chefe da pasta, Andryelli Aires, uma reformulação dentro da própria secretaria e uma reestruturação dos equipamentos permitiu a queda nos números.

TEC/SONORA: Andryelli Aires, secretária de saúde de Três Rios

“Desde que teve essa epidemia, Três Rios se preparou com compra de novos maquinários, carros, capacitação da equipe, somou os fatores, tanto do período quanto a preparação da equipe, para diminuir o número de casos.”

 LOC: A secretária acrescenta que o mapa da Dengue em Três Rios foi reformulado e isso tornou mais eficaz o deslocamento das equipes de saúde e a montagem da própria estrutura no combate ao mosquito que também transmite Chikungunya e Zika. Com esse novo mapeamento, três bairros da cidade recebem atenção especial da pasta. 

TEC/SONORA: 
Andryelli Aires, secretária de saúde de Três Rios

 “A gente teve que fazer um remapeamento de toda a cidade, estava desatualizado, a gente teve que aumentar o número de agentes em campo. Hoje, o que mais reforça a atenção são os bairros Vila Isabel, Centro e Ponte Azul, que chamam muita atenção pelo número de casos. Esses são os três bairros que a gente redobrou o número de agentes e ações para combater o mosquito.”

LOC: Porém, para a secretária Andryelli Aires, a participação popular na luta contra a proliferação do mosquito foi determinante para a redução dos números. Ela tem certeza que as campanhas educativas levadas pelos agentes e pelos meios de comunicação aos moradores de Três Rios foram bem aceitas pela sociedade.

TEC/SONORA: Andryelli Aires, secretária de saúde de Três Rios

 “Olha, se não fosse a participação da sociedade, talvez a gente não conseguisse alcançar o resultado que a gente alcançou hoje. A população tem sido muito receptiva com os agentes de endemia, com os agentes de saúde também, que tem reforçado a ambientação nas casas. A população vem trabalhando em conjunto com a prefeitura e com as secretarias envolvidas, a gente tem que agradecer sempre o trabalho da população, e que temos trabalhando de maneira colaborativa, pedindo sempre à população que impeça que o mosquito nasça.”

LOC: Ainda de acordo com Andryelli, a população de Três Rios está firme e forte contra o mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika, e precisa continuar, pois quem fica doente passa vários dias na cama, sem conseguir se levantar para nada, muito menos para trabalhar. Você tem dúvidas se a sua casa pode ser um criadouro? Acesse saúde.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar essa situação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.