TRÊS PASSOS (RS): Número de meninas que tomaram segunda dose da vacina contra HPV aumenta

Salvar imagem

REPÓRTER: No último mês, a cidade de Três Passos apresentou um aumento de 27 por cento no número de meninas que tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV, passando de 13 para 40 por cento. Mas o número ainda é inferior à meta do Ministério da Saúde, que é de 75 por cento. Para ficar imune ao vírus é preciso que a garota tome as três doses. É o que garante a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Tani Ranieri.
 
SONORA: coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Tani Ranieri
 
 “Então, é necessário, é fundamental que elas recebam essa segunda dose para que elas possam produzir títulos suficientes para estarem protegidas quando entrarem em contato com o papiloma vírus. É importante essa segunda dose, ela é fundamental. O que a gente quer é prevenir que as nossas filhas venham a ter câncer de colo de útero no futuro.”
 
REPÓRTER: O HPV é o principal causador do câncer do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no Brasil. Como destaca o secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O câncer do colo de útero ainda mata a cada dia 14 mulheres em nosso país. São as mães e as avós das meninas que hoje tem a oportunidade de tomar a vacina. Por isso que nenhuma família pode negar esse direito a menina, por isso que a menina se conscientize se informe e exija que o seu direito seja garantido. Que ela vai poder ser a primeira geração de brasileiras onde a morte por câncer do colo de útero vai estar eliminada".
 
REPÓRTER: A cidade de Três Passos oferece a vacina contra o HPV em nove unidades de saúde espalhadas pela região. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira das oito da manhã às cinco horas da tarde.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.