TRÊS LAGOAS (MS): Hemocentro apresenta queda no número de bolsas de sangue

A média de coletas de sangue na unidade é de 250 por mês.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro de Três Lagoas apresentou uma diminuição no número de bolsas de sangue nos últimos dois meses. Em média, a unidade recebe 250 doações por mês, que é o suficiente para estar no limite da demanda dos hospitais públicos e particulares de mais seis municípios. São atendidos municípios próximos como Água Clara e Brasilândia. O trabalho de convocar doadores é um desafio constante, que enfrenta dificuldades como o preconceito e os mitos relacionados à doação de sangue. A assistente social do Hemocentro de Três Lagoas conta como esses obstáculos são superados pela equipe.

 

TEC./SONORA: Jaqueline Rovari, assistente social do hemocentro.

“Aqui nós costumamos dizer que uma bolsa de sangue salva até quatro vidas. A gente trabalha muito nessa vertente de mostrar para o doador que não são apenas 450 ml de sangue e que ele salva apenas uma vida. Ele pode salvar até quatro vidas. Eu acho que não precisamos de mais hemocentros, eu acho que a gente deveria intensificar mais as campanhas para trazer novos doadores e torná-los assíduos. Esse talvez seja o nosso maior desafio.”

 

LOC.: O doador assíduo é aquele que pratica o ato de solidariedade com a frequência indicada pelos profissionais da saúde, que é de quatro vezes ao ano para os homens e três vezes ao ano para as mulheres. Esses doadores são os pilares de sustentação do serviço de hemoterapia. São eles que permitem que os estoques de bolsas de sangue estejam sempre em boas condições. A assistente social Jaqueline reforça o papel fundamental da doação fidelizada.

 

TEC./SONORA: Jaqueline Rovari, assistente social do hemocentro.

“Para nós aqui, os doadores assíduos são a nossa chave. E realmente o nosso desafio é tornar o esporádico em assíduo. Então acho que explicar e fazer  ele entender a importância da periodicidade é um papel que todos os hemocentros têm que ter e é um desafio para a gente, porque acredito que a gente precisa se adequar mais à necessidade do doador, para ele poder vir doar.”

LOC.: Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, ter boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O Hemocentro de Três Lagoas fica no bairro Colinos, Rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, e funciona de segunda a sexta-feira, de sete da manhã ao meio-dia. Se quiser falar com a unidade, ligue para (67) 3522-7959. Mais uma vez: (67) 3522-7959. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.