TRANSPORTE: Deputados federais buscam melhorias para portos do país

Salvar imagem

LOC.: Nos três primeiros meses do ano, o transporte de cargas por meio de navegação de longo curso, ou seja, de um país para outro, cresceu quase seis por cento no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2016.Ao todo, os portos brasileiros movimentaram mais de 180 milhões de toneladas de produtos, com origem ou destino ao exterior, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Os números são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.Com objetivo de identificar possíveis problemas e de propor melhorias que possam ajudar o desempenho do setor portuário, deputados federais estão realizando visitas técnicas aos portos do país.As visitas começaram pelo porto de Santos, em São Paulo, e nos portos de Itaguaí e Açu, no Rio de Janeiro.O presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PMDB-RJ), explica que as informações levantadas com as visitas vão compor um relatório. O documento pode servir para guiar os investimentos do governo Federal necessários para melhoria dos modais.  
 
TEC./SONORA: Presidente da CVT da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes
 
 “Ouvir os problemas e fazer, obviamente, um relatório e agir executivamente. O que eu quero é que a gente marque essa gestão apontando e buscando essas soluções. Eu quero estar aprendendo com os concessionários e com o poder Executivo. E aliar essas coisas e brigar por isso. O Brasil precisa fazer as coisas andarem”.
 
LOC.: Em maio, a Presidência da República publicou decreto que ampliou o tempo de concessão de operação dos terminais portuários. As empresas vão poder operar os terminais por período de até 35 anos. Os contratos podem ser prorrogados em mais 35 anos. Além disso, as empresas operadoras dos portos passam a ter segurança para investir na infraestrutura dos modais, como ressalta o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.     
 
TEC./SONORA: Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella
 
“O decreto também possibilita que haja investimento por parte dos arrendatários, dos operadores portuários na área comum dos portos organizados. Todas essas mudanças possibilitarão investimentos da ordem de 25 bilhões de reais para o setor portuário brasileiro. ”
 
LOC.: O deputado federal Milton Monti, do PR paulista, que é membro da Comissão de Viação e Transporte da Câmara, acredita que os portos são fundamentais para o crescimento econômico do país. O parlamentar explica que eles devem ter os investimentos necessários assegurados para a modernização de suas atividades.    
 
TEC./SONORA: Deputado Federal, Milton Monti, PR-SP
 
“O país precisa se desenvolver. O país precisa crescer e ninguém consegue se desenvolver e crescer sem que produza mais. E produzindo mais sem que venda mais seus produtos para outros mercados. E a relação de produzir mais e vender mais para outros mercados está ligada diretamente a questão portuária”.
 
LOC: De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o orçamento previsto para investimentos nos modais aumentou de 165 milhões para quase 290 milhões de reais, este ano.Os números da Agência Nacional de Transportes Aquaviários revelam ainda que a movimentação portuária nos Portos Organizados e nos Terminais Privados do país foi de 245 milhões e meia de toneladas, nos três primeiros meses do ano.
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.