TOCANTINS: Hemocentro de Palmas precisa de doadores de sangue RH negativo

O número de doações no Tocantins aumentou, mas o estoque de sangue fator RH negativo ainda precisa de uma atenção especial para a instituição garantir o atendimento das demandas.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro Coordenador de Palmas trabalha para mobilizar a sociedade a doar sangue constantemente. Segundo a supervisora técnica da unidade, Maria do Socorro Barbosa, neste ano, o número de doações no Tocantins aumentou, mas o estoque de sangue fator RH negativo ainda precisa de uma atenção especial para a instituição garantir o atendimento das demandas.

TEC./SONORA: Maria do Socorro Medeiros Barbosa, supervisora técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas (TO).

“O que é que a gente precisa melhorar? São os sangues raros, né?! E os RH negativos, que a gente fica mais naquela luta de convocar para doação, principalmente O negativo. Que aí fica aquela questão, a necessidade de sensibilizar a sociedade e também ver a questão da responsabilidade social, para poder suprir principalmente dos RH negativos.”

LOC.: E foi justamente o tipo de sangue O negativo que tirou a tranquilidade do repórter cinematográfico Franco Costa, de 50 anos, quando começou há um ano e meio o tratamento para combater uma tricoleucemia, um tipo de câncer celular. Logo que soube que precisaria de transfusões, o morador da Alameda 17, do bairro Plano Direto Sul, em Palmas, montou um grupo para mobilizar família e amigos para conseguir o seu tipo sanguíneo raro. Ele conseguiu superar as metas de doações que precisava, mas avalia que as pessoas ainda não dão o devido valor ao ato que salva tanta gente.

TEC./SONORA: José Franco Pereira da Costa, repórter cinematográfico.

“A gente, quando precisa, a gente sabe dar o valor. Teria que ser doado mais mesmo. Porque as pessoas às vezes não dão tanto valor, poucas pessoas dão valor em doar sangue.”

LOC.: Quando o morador do bairro 904 Sul, da Rua Alameda 12, Silas Mascarenhas, completou 18 anos, procurou o hemocentro de Palmas para fazer o que sempre desejou: doar sangue. Hoje, aos 27 anos de idade, ele se lembra de que a solidariedade sempre foi o principal motivo para praticar o ato. Servidor público, sempre que chega o período de voltar ao hemocentro, Silas verifica se alguém próximo está precisando de sangue e aproveita para convidar os seus amigos e familiares a também se tornarem doadores. Ele fala sobre a importância da ação e como é simples praticar.

TEC./SONORA: Silas Barros Mascarenhas, funcionário público.

“Então, é uma experiência que eu acho muito boa, podendo ajudar uma pessoa de uma forma tão simples e necessária, porque todos um dia podemos precisar. E isso é uma coisa simples que todos poderiam fazer, com um pouco de tempo só. Eu doo sempre, todo ano, de quatro em quatro meses eu doo.”

LOC.: Faça como Silas, seja um doador de sangue contínuo e ajude a quem precisa. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Tocantins conta com dois hemocentros, o Coordenador de Palmas, que fica na Quadra 301 Norte, Avenida Nossa Senhora 01, no bairro Plano Diretor Norte. O atendimento é de segunda a sexta, das sete da manhã às seis horas da tarde e aos sábados, das sete ao meio dia. O telefone é 3218-3287. Repetindo: 3218-3287. O outro hemocentro é o Regional de Araguaína, localizado na Rua Treze de Maio, Setor Central de Araguaína. As coletas são realizadas de segunda a sexta, das sete às seis da tarde, e aos sábados, das sete às onze e meia da manhã. O telefone de contato é 3411-2917. Repetindo: 3411-2917. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.