TOCANTINS: Estado está em situação de risco de infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC: Foram mais de sete mil e setecentos casos notificados de Dengue no Tocantins em 2016. As notificações de Zika, o vírus que pode provocar a malformação no cérebro dos bebês, passou de dois mil duzentos e sessenta casos suspeitos. Dezenove bebês foram diagnosticados com microcefalia no estado e oitenta e oito casos suspeitos desta malformação congênita ainda estão sob investigação. Todos esses números constam do Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em colaboração com a secretaria estadual de saúde. O causador de tudo isso? O mosquito que, além do Zika, transmite Dengue e Chikungunya. O Ministério da Saúde confirma a relação entre a infecção causada pelo Zika e a malformação congênita que impede o desenvolvimento adequado do cérebro dos bebês. Por isso, eliminar os criadouros do mosquito é fundamental para reduzir o drama das famílias. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, convoca a população para o combate ao transmissor:

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos à saúde pública do Brasil”.

LOC: Quatro municípios do Estado estão oficialmente em estado de alerta no que se refere a infestação do mosquito transmissor das três infecções. De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o índice de infestação predial dos municípios de Formoso do Araguaia, Araguaína, Araguatins e Augustinópolis estão acima do que é considerado satisfatório.

A diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria de Saúde, Mary Ruth, lembra que combater o mosquito é uma importante ação de cidadania.

TEC/SONORA: Diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria de Saúde, Mary Ruth


“Nós enquanto cidadãos, precisamos estar mobilizados, nós precisamos estar sensíveis, agir de forma integrada, de forma articulada, para evitar que a gente tenha casos graves dessas doenças... e todas as gravidades que estas doenças tem causado a nossa população.”

LOC: De acordo com o último levantamento feito Ministério da Saúde, Palmas está com um nível satisfatório no que se refere à infestação do mosquito. O mesmo não se pode dizer do norte do estado. A região apresenta situação mais crítica e pede cuidados dobrados com a proliferação do mosquito. Boa parte dos mais de mil e duzentos casos notificados de Chikungunya no Tocantins é originária do norte do estado. Ações simples que evitem acúmulo de água parada são o ponto de partida para a população do estado vencer a multiplicação do mosquito. Saiba mais sobre como evitar a proliferação do transmissor no site: saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.