REPÓRTER: Dia após dia, a campanha pela autonomia da Polícia Federal está ganhando força. A autonomia da instituição é prevista em um Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que espera para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro ao Congresso Nacional está sendo assinada pela população. O documento já teve mais de 300 mil assinaturas. Em Tocantins, a população também tem demonstrado apoio à autonomia da PF. Durante as manifestações do dia 13 de março, contra a corrupção e o governo Dilma Rousseff, os manifestantes em Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional pediram a aprovação da PEC 412. O diretor-regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal, no Tocantins, Helano Medeiros, explica que, com autonomia a PF vai poder corrigir deficiências na sua estrutura e se proteger de possíveis interferências políticas em suas ações.
SONORA: Helano Medeiros, delgado e diretor-regional da ADPF do Tocantins
“A palavra autonomia, a própria origem dela, a sua auto-organização. A Polícia é uma instituição fundamental para a organização democrática do nosso país. Sem esta autonomia, nós temos uma deficiência na própria estrutura, na própria organização administrativa”.
REPÓRTER: A meta é que, a carta do povo brasileiro em favor da autonomia da Polícia Federal tenha dois milhões de assinaturas. Por isso é fundamental que a população de Tocantins também assine o documento. O diretor-geral da ADPF tocantinense, Helano Medeiros, ressalta que, com autonomia a PF vai poder decidir onde e como os recursos destinados a ela vão ser aplicados para fortalecer as ações de combate ao crime em Tocantins e, em todo país.
SONORA: Helano Medeiros, delgado e diretor-regional da ADPF do Tocantins
“Se hoje a Polícia Federal é importante e atua e tem efeitos gigantescos para nossa democracia, com a autonomia, com a sua organização administrativa mais afinada, com pessoas técnicas e capacitadas gerindo sem qualquer tipo de eventual ingerência, nós teremos uma Polícia Federal bem mais forte, bem mais atuante, bem mais organizada.”
REPÓRTER: A carta do povo brasileiro em favor da autonomia da Polícia Federal está à disposição da população de Tocantins na internet. O endereço é
adpf.org.br
Reportagem, João Paulo Machado