REPÓRTER: A oficial de justiça Ariele Chaves Santos, que tomou posse no Tribunal de Justiça do Pará e atuará na Comarca de Jacundá, no sudeste do Estado, participa do curso de ambientação dos novos servidores do Judiciário. Ariele comenta a experiência.
SONORA: Oficial de Justiça, Ariele Chaves Santos.
“Uma experiência boa, porque estou conhecendo o Tribunal, as divisões internas, o pessoal, a gente está tendo esse contato inicial com alguns servidores e está sendo muito importante, estou me sentindo mais à vontade, porque no começo é difícil”.
REPÓRTER: Os novos servidores do Tribunal de Justiça do Pará, que tomaram posse nos cargos de analista e auxiliar Judiciário, e oficial de justiça, estão conhecendo o funcionamento da instituição. A secretária adjunta de planejamento do Judiciário, Nazaré Saleme, explica a dinâmica.
SONORA: Secretária adjunta de planejamento do Judiciário, Nazaré Saleme.
“Nós demos uma visão geral da composição da secretaria de planejamento, com seus departamentos e suas coordenadorias, e descemos um pouquinho detalhado para coisas que eles usam no dia a dia deles, como noções de diárias, noções de suprimento de fundo, de como funciona a comarca e todas as demais situações que estão vinculadas à Secretaria de Planejamento, como arrecadação de custas judiciais, extrajudiciais, depósitos judiciais. Foi dada uma noção geral, solicitado e sugerido que eles abram o link da secretaria e tenham contato com todas as normativas que estão colocadas e disponíveis”.
REPÓRTER: A servidora do Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística do Judiciário, Raquelita Athias, apresentou aos novos servidores o Plano de Gestão do biênio 2017/2019, suas ações e macrodesafios.
SONORA: Raquelita Athias, Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística do Judiciário.
“A gente procurou apresentar, da forma mais rápida possível, mas todo o caminho crítico, todo o processo, todos os passos. E a ideia maior era que eles se sentissem inseridos no processo, mostrar que o planejamento é uma coisa de todos nós e não apensas de um departamento”.
REPÓRTER: Os novos servidores do Tribunal de Justiça do Pará também conheceram as ações desenvolvidas pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário.
Reportagem, Thamyres Nicolau