TIRA-DÚVIDAS: Saiba quais os cuidados necessários para se evitar criadouros do mosquito

Petrônio Silva Lopes, gerente de controles de endemias do DF esclarece dúvidas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Olha, é muito simples evitar as doenças transmitidas pelo mosquito: é só impedir que ele nasça. Ele gosta muito do Verão, porque é uma estação em que chove muito, e chuva acumula água parada, e o mosquito adora água parada, porque é ali que ele se reproduz. Então, não é tão difícil evitar que ele ponha os ovos: faça uma boa faxina na casa, eliminando os pontos que podem servir de criadouro. O gerente de controle de endemias e ação de campo do Distrito Federal, Petrônio Silva Lopes, explica o que é necessário para evitar possíveis focos do mosquito em casa.
 
TEC/SONORA: Petrônio Silva Lopes – gerente de controles de endemias do DF

“O primeiro cuidado é fazer o exercício pelo uma vez por semana. Cada cidadão deve fazer a inspeção na sua casa. O recipiente onde o animal come ou bebe, as vezes acumula água, deve ser lavado. Na calha, passar uma vassoura para não acumular água.  Se tiver laje, também passar uma vassoura para não acumular água. O importante é que o cidadão tenha esse cuidado de fazer esse exercício uma vez por semana. Tem plantas com pratinhos? Coloque areia ou uma vez por semana lave esse prato”
 
LOC: Só a limpeza é suficiente para evitar que o mosquito se reproduza?
 
TEC/SONORA: Petrônio Silva Lopes – gerente de controles de endemias do DF
 
“Só a limpeza já basta. Se formos analisar assim, até o sal de cozinha mata larva de mosquito. Mas a saneabilidade, que é limpar o quintal para não acumular folhas, emborcar uma caixa da água que não estiver sendo usada, proteger um pneu. Isso é o que a gente chama de saneabilidade do imóvel. Tomar um cuidado para que seu imóvel, mesmo que em um primeiro momento, não esteja doente com esses inservíveis, para no futuro você não ficar doente. Se você fizer esse exercício, essa é a maior contribuição para você, seu vizinho e todo o Brasil.”
 
LOC: Qual é a importância dos agentes de saúde e endemias nessa luta contra o mosquito?
 
TEC/SONORA: Petrônio Silva Lopes – gerente de controles de endemias do DF
“A gente precisa que a população abra a porta para o agente adentrar e o próprio que acompanhe as atividades na casa dele. Porque o exercício que a gente faz ,de captura de larvas e orientação, é bom que os moradores estejam próximos. Então eu peço para que os moradores abram a porta para que a gente adentre porque é um trabalho muito efetivo no combate ao mosquito.”
 

LOC: Para mais informações, acesse o site, saude.gov.br/combateaedes.

 
Ministério da Saúde, Governo Federal

Receba nossos conteúdos em primeira mão.