TIRA-DÚVIDAS: Saiba mais sobre Dengue, Zika e Chikungunya com diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do MS

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Febre e manchas avermelhadas na pele são sintomas geralmente comuns entre as três principais doenças transmitidas pelo mosquito. Mas existem variações entre Dengue, febre Chikungunya e vírus Zika. O diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, explica esses sintomas e fala também sobre outros aspectos que envolvem a transmissão e o tratamento dessas doenças.

LOC: Além de febre e manchas vermelhas na pede, que outros sintomas essas doenças podem, apresentar?

TEC/SONORA:
Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde

“Pode ter alguns outros sinais e sintomas, dependendo da doença, que às vezes é difícil para a própria pessoa que está tendo a doença distinguir se é Dengue, febre Chikungunya ou Zika. Em algumas situações, até mesmo para o médico o diagnóstico clínico é um pouco complicado. Mas, por exemplo, Chikungunya apresenta muito mais dores nas articulações do que Dengue e Zika, mas às vezes uma pessoa pode ter a febre Chikungunya sem ter dores nas articulações, portanto, se apresentou febre e eczantemas – manchas avermelhadas – na pele, procure o médico para que seja diagnosticado. Se necessário, será feito diagnóstico em laboratório para que seja detectado qual dessas três doenças a pessoa está apresentando.”

 

LOC: A pessoa quando começa a se sentir mal, o que ela deve fazer?

TEC/SONORA: Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde

“Qualquer dessas doenças ela deve imediatamente procurar o médico. Porque, para a Dengue, por exemplo, que é mais conhecido, existem sinais de alerta que somente a diagnóstico médico vai poder verificar se aquele pessoa ela tem um quadro leve ou se ela tem alguns sinais, alguns indícios de que ela pode desenvolver uma forma grave. Como o diagnóstico para a pessoa é difícil ela estabelecer se é dengue, Zika ou Chikungunya, a primeira medida é procurar o médico. Se for Chikungunya, a maioria dos casos são casos leves, mas a pessoa pode apresentar algumas complicações, especialmente se apresentar dores articulares. Alguns casos essas  dores duram algum tempo, alguns meses até.”

LOC: Além de deixarmos tampados recipientes que podem acumular água limpa, que outras medidas podemos tomar para impedir a formação de criadouros do mosquito da Dengue?

TEC/SONORA: Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde

“Existem também medidas simples de serem realizadas para evitar esses potenciais criadouros. Por exemplo, dentro da casa: as calhas,  elas devem ser constantemente monitoradas para verificar se elas estão fazendo a drenagem da água da chuva , principalmente nesse período de chuva, de forma adequada, se não tem folha prendendo, especialmente em locais onde você tem muita árvore ao redor das casas.”

LOC: O que fazer com as piscinas? Elas são um problema?

TEC/SONORA:
Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde

“A piscina, embora tenha cloro, não se sabe há quanto tempo aquele cloro foi aplicado, qual o nível de cloro, como isso pode oferecer proteção. Portanto, qualquer local que possa armazenar água em contato com o ambiente, que o mosquito possa entrar ali e depositar ovos é um potencial criadouro e deve ser tratado adequadamente. Agora, o mais crítico em relação às piscinas são aquelas que não estão sendo utilizadas, sejam em residências abandonadas, que os moradores não frequentam, ou em clubes fechados ou em outros estabelecimentos que estão fechados. Para essas situações,  tanto o morador ele é responsável, para evitar que aquilo ali ocorra, para que seja feita a drenagem daquela água imediatamente, quanto o poder público tem hoje autoridade e instrumento para, caso o morador não faça, entrar na residência, entrar no domicílio e fazer a eliminação, porque ele tá fazendo ali um trabalho para proteger a comunidade.”

LOC: É preciso que a população entenda de vez qual é a responsabilidade dela no combate ao mosquito?

TEC/SONORA:
Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde

Sim, dentro do domicílio, somente a população pode virar o jogo. Não há como o órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental  é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população entender como se dá a transmissão, qual a  importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa e em alguma situações usar adequadamente larvicida ou inseticida.”

LOC: Para saber mais à respeito do mosquito transmissor e das doenças que ele causa, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.