Timbaúba(PE): Mortes por Dengue e chikungunya deve servir de alerta para a população.

Salvar imagem

LOC: Duas pessoas morreram de Dengue e uma de Chikungunya este ano em Timbaúba. De acordo com relatório do ministério da Saúde, a cidade está em estado de risco para a infestação do mosquito que também transmite Zika. Segundo a Prefeitura, os bairros mais atingidos pela infestação são Ozanan, Alto da Independência, Santa Terezinha e Alto do Cruzeiro, onde a situação é pior. O responsável pelo setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Hitalo Vasconcelos, explica porque.
 
TEC/SONORA:  Hitalo Vasconcelos, responsável pelo setor de endemias
“É uma região de pessoas bem vulneráveis, de condições socioeconômicas bem reduzidas. Então, é uma área que não encontramos depósitos tampados, a gente encontra tanques sem tampas, encontramos muita coisa aberta”.
 
LOC: Timbaúba tem procurado combater o mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika com visitas dos agentes de saúde nas residências a cada dois meses. Há também visitas regulares às escolas para eliminar os criadouros. As doenças que o mosquito transmite deixam as pessoas de cama por vários dias, e muitas vezes as dores continuam durante meses. Foi o que  aconteceu com Jeane Bezerra, que teve Chikungunya em fevereiro do ano passado. 
 
 
TEC/SONORA: Jeane Bezerra, vítima da chikungunya
“Tive muita febre, mal estar, dor de cabeça, muitas dores. Foram dias muito difíceis. Mas eu ainda continuo com muito inchaço. Teve uma fase que meu cabelo caiu bastante. Tomei muito corticoide, fiz fisioterapia, então foram dias muito difíceis”.
 
LOC: A cidade tem mais de 60 mil habitantes. Se cada um cuidar da própria casa, do local onde trabalha, os focos de reprodução do mosquito irão diminuir cada vez mais. A responsabilidade é de todos os cidadãos! Para saber mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.