TIBAGI (PR) Meninas de 9 a 11 anos do município devem tomar a segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: Tibagi está tentando melhorar a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, em meninas com idades entre 9 e 13 anos. As equipes de saúde do município estão em mobilização para aplicar a segunda dose da vacina contra esse vírus, que é um dos responsáveis pelo câncer do colo do útero. A expectativa do município é superar a baixa cobertura vacinal registrada na primeira fase da ação, quando apenas 21 por cento das jovens de 9 a 11 anos – público prioritário, neste ano –receberam a primeira dose da vacina. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. Para vacinar mais jovens, a vigilância epidemiológica municipal repete a estratégia adotada na vacinação do ano passado, de aplicar as doses também nas escolas. A enfermeira da vigilância epidemiológica de Tibagi, Ana Paula Fernandes, conta outra estratégia para melhorar a vacinação.
 
TEC: Ana Paula Fernandes, enfermeira da vigilância epidemiológica do município de Tibagi.
 
“Caso a gente veja que não está alcançando a meta, a gente se dispõe a está indo em locais mais próximos, montar postos volantes para que a gente fique mais próximo para ver se a gente consegue uma adesão melhor a essa vacina”.
 
LOC: O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, esse tipo de câncer é o terceiro que mais mata mulheres no Brasil. A vacina é gratuita e segura. E a menina fica protegida pelo resto da vida. Em Tibagi, são 6 postos de saúde que ficam abertos de segunda à sexta-feira de oito da manhã até cinco da tarde. A enfermeira Ana Paula aponta os principais pontos de vacinação no município.
 
TEC: Ana Paula Fernandes, enfermeira da vigilância epidemiológica do município de Tibagi.
 
“A nossa maior unidade de saúde é o Centro de Saúde, ele fica localizado no centro de Tibagi e fica na Manoel Evencio da Costa número oitenta. Então nós temos uma equipe de PSF dentro dessa unidade que chama equipe de saúde da família 18 de março. Temos também a clínica da mulher no qual tem disponível a vacina, temos a Vila São José, temos o posto de saúde de São Bento, Alto do Amparo e Caetano Mendes. Todas essas unidades nós temos a vacina disponível porque o nosso município ele é bem grande em extensão, então nós temos essas unidades que eu falei São Bento e Álto do Amparo elas ficam aproximadamente 45 km daqui, mas a vacina também está disponível nessas unidades para facilitar o acesso dos pais e a gente poder imunizar essas crianças”.
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: A moradora do bairro Capivari,Letícia da Silva Oliveira, de 32 anos, é mãe da Ana Carolina, de 11 anos, e levou a menina para tomar a vacina no posto de saúde18 de março. Letícia ficou sabendo da vacina através da irmã, Patrícia, que é enfermeira. A mãe achou a vacina essencial e Ana Carolina já tomou as duas doses da vacina contra o vírus HPV.
 
TEC: Letícia da Silva Oliveira, personagem.
 
“É muito importante para as crianças, para as meninas, que os pais levem que não tenham medo porque é para a segurança da sua filha e para mais tarde, prevenir. Eu acho muito importante que deem a vacina”.
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: Letícia garantiu que a filha vai tomar a última dose para ficar protegida de vez. A garota Ana Carolina acha fundamental que todas as meninas também cuidem da saúde assim como ela e então deixa uma mensagem para todas as jovens que não tomaram a vacina por medo. Escutem só:
 
TEC: Ana Carolina, personagem.
 
“Oi meninas! Bom, eu vim dar esse recado para quem tem medo, que acha que dói muito, não dói nada, gente, só sente uma picadinha que nem de formiga, mas é bem tranquilo, eu não senti nada pelo menos depois que eu tomei a vacina. E essa vacina é para a vida toda, previne o câncer”.

 

LOC: A vacina contra o HPVfoi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.