TERESINA (PI): Pacientes têm mais acesso ao diagnóstico de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O diagnóstico e o tratamento da Tuberculose estão cada vez mais acessíveis aos pacientes em Teresina. Uma prova disso é que a capital do Piauí conseguiu avançar na identificação da doença nos últimos anos. A cidade registrou 30 casos de Tuberculose a cada 100 mil habitantes, uma média 50% superior ao total registrado em todo o estado.
Apesar do índice mais alto, isso significa que mais pessoas estão identificando a doença e procurando o tratamento. A supervisora de Tuberculose do Piauí, Ivone Venâncio, afirma que os agentes têm se esforçado para intensificar o diagnóstico da doença também nas cidades do interior.

TEC/SONORA: Ivone Venâncio, supervisora de Tuberculose do Piauí.

“Ainda existem municípios subnotificando a Tuberculose. Ou seja, não conseguindo identificar os casos. Aí o estado desce e apoia e a gente percebe que existe um rol de 27 municípios que estão silenciosos em relação à busca e detecção dos casos. Isso faz com que haja a manutenção da cadeia de transmissão da doença. O que a gente pretende é trabalhar a quebra da cadeia, reduzir a incidência no estado, mas de forma mais efetiva.”

LOC: A dona de casa Maria Creusa descobriu que estava com Tuberculose há três meses. Desde então, Maria tem feito o tratamento no Sistema Único de Saúde e já apresenta melhoras. A filha de Maria, Mônica Vieira, conta que a família se surpreendeu com a doença, mas ajudou na recuperação.

TEC/SONORA: Mônica Vieira, costureira.

“Aí eu disse assim: ‘mãe, não é bicho de sete cabeças. Antigamente essa doença não tinha cura. A medicina está avançada. Se você seguir o tratamento à risca, você se cura’. Ela já recuperou peso, o semblante dela já está melhor, já parou de tossir. Aí a gente fica só naquela cautela dela usar máscara, devido ao ar poluído para ela evitar tossir, tem que repousar bastante.”

LOC: O Ministério da Saúde lembra que a Tuberculose existe, tem cura, desde que o tratamento seja realizado corretamente até o final. O tratamento da Tuberculose dura no mínimo seis meses, dependendo do diagnóstico da doença, e precisa ser feito de forma contínua para que a recuperação do paciente seja completa.
Para mais informações sobre o combate à Tuberculose, acesse o site saude.gov.br
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.