TEOTÔNIO VILELA (AL): Verão termina, mas prevenção ao Aedes Aegypti devem continuar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Teotônio Vilela precisa reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti. O Ministério da Saúde classificou o município como prioritário no enfretamento ao mosquito que transmite a dengue, o vírus Zika e a febre chikungunya. O Brasil todo tem enfrentado problemas ligados ao alto índice das doenças que o Aedes transmite. Em todo o estado de Alagoas, já foram mil 844 notificações somente de febre chikungunya. Já a dengue foi responsável por quase duas mil e 500 notificações. O mosquito se reproduz com facilidade, por isso é preciso investir um pouco de tempo, uma vez por semana, para eliminar os criadouros dentro de casa. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, lembra os cuidados que precisam ser tomados pela população de Teotônio Vilela.
 
Sonora: Antonio Nardi, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
 
“O mosquito Aedes aegypti tem uma capacidade muito rápida de proliferação e consegue colocar os seus ovos em qualquer lugar com pequenas quantidades de água. Os ovos tem duração de até 450 dias. Por isso, elimine totalmente da sua casa, do ambiente de trabalho,  do ambiente do convívio social todo e qualquer recipiente que possa, no futuro, juntar água parada. Vistorie a sua casa e fique atento a todos os lugares que podem se tornar criadouros do mosquito. Envolva também seus colegas e ações de combate ao mosquito para que não deixemos ele nascer, sobretudo, porque o Aedes é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está no seu trabalho”.
 
 
REPÓRTER: Não deixe para depois, faça sua parte e elimine os criadouros do mosquito. A coordenadora da Sala Nacional de Controle, Marta Damasco, afirma que, não é porque o verão acabou, que os cuidados devem parar.
 
 
SONORA: Marta Damasco, coordenadora da Sala Nacional de Controle  
 
“Durante bastante tempo , a gente tem que permanecer tanto com as ações de inspeção, que já veem acontecendo, sempre aconteceram. Agora foi só uma intensificação, mas, de qualquer forma, essa intensificação vai ter que continuar, porque, além de tudo, a gente tem que continuar também investindo na questão dos resíduos sólidos e também na educação da população para evitar que os resíduos fiquem em seus terrenos”
  
REPÓRTER: Para conhecer dicas de como combater o mosquito, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
 Reportagem, William Nascimento

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.