TEÓFILO OTONI (MG): Mais de 400 mil doses são distribuídas para oito cidades da região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Só este ano, mais de 400 mil doses de vacina contra a febre amarela foram distribuídas em Teófilo Otoni e municípios vizinhos. A microrregião, que compreende 13 cidades, é considerada prioritária pelas autoridades locais de saúde para receber as vacinas, porque 50 pessoas morreram em decorrência da doença. Além disso, esse grupo de cidades registrou quase a metade dos mais de 230 casos já confirmados em todo o leste de Minas. Nove dos 13 municípios da microrregião confirmaram casos da doença e estão em situação de emergência, de acordo com o ministério da Integração. São eles: Carai, Frei Gaspar, Itambacuri, Ladainha, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni. O município de Itaipé, mesmo sem casos confirmados também está na lista das cidades em situação de emergência.
 
 
TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de vigilância e atenção à saúde.

“Durante a ocorrência do surto, além da estratégia da vacinação, nós trabalhamos também com diretrizes para a organização da rede de atenção. Então foram contratados leitos adicionais, compras de equipamentos, contratamos  novos médicos, recontratamos vacinadores para ajudar os municípios na vacinação. E também suporte em ambulâncias, equipamentos e medicamentos.”
 
LOC.: Vera Lúcia, 49 anos, mora em Teófilo Otoni, no bairro Jardim São Paulo, próximo a sítios e fazendas, que são locais de risco para as pessoas contraírem febre amarela. A atendente de tele entrega ressalta a importância de toda a população tomar a vacina e ajudar na prevenção.
 
TEC./SONORA: Vera Lúciaatendente de tele entrega.
 
“Pelo fato do que as pessoas estão passando, muita gente já veio a óbito, é muito importante tomar essa vacina. E também para se prevenir de outras pessoas que vêm de outras cidades. Nós também vamos para outras cidades. Por isso é bom se prevenir, para evitar transmissão para outras pessoas.”
 
LOC.: Segundo o Ministério da Saúde, são necessárias duas doses da vacina para que a pessoa fique protegida da febre amarela por toda a vida. Se o paciente já tomou as duas doses, não há necessidade de tomar a terceira. Lembrando que é importante a pessoa guardar o cartão de vacinação.
Fique atento aos sintomas! Se você começar a sentir febre alta de repente, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, olhos amarelos, náuseas e vômitos, além de fraqueza e muito cansaço, procure imediatamente um médico. Nos casos mais graves, a Febre Amarela pode matar em até uma semana, se não for tratada corretamente. Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde na internet, no site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.