TELÊMACO BORBA (PR): Reinaugurada em 2014, UCT faz apelo para que população retome hábito de doar sangue

Ponto de coleta da cidade funciona apenas no período da tarde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Para qualquer ser humano, o sangue é essencial. No caso do jovem Victor Guimarães, de 19 anos, o fluido foi o responsável por salvar sua vida. Em 2014, ele sofreu um grave acidente enquanto fazia uma trilha em Sapopema, cidade que fica a cerca de uma hora e meia de Telêmaco Borba, onde mora. Victor caiu de um penhasco de 20 metros e sofreu um traumatismo craniano. Por conta do impacto da queda, ficou em coma durante dois meses em hospitais de Campo Largo e Sapopema. Como perdeu muito sangue, precisou transfundir bolsas com concentrado de plasma. Morador da região central de Telêmaco Borba e secretário da empresa do avô, Victor conta que não lembra muito do dia do acidente, mas agradece às pessoas que doaram sangue e permitiram que ele tivesse uma segunda chance.

TEC./SONORA:
Victor Guimarães, 19 anos, secretário.
“Eu sofri um traumatismo craniano e tiveram que tirar um pedaço do crânio para retirar o sangue que ficou acumulado, ou seja, eu perdi muito sangue, muito sangue mesmo. Eu só queria agradecer a todas as pessoas que doaram sangue para mim e para as outras pessoas também doarem sangue porque elas podem salvar muitas vidas.”

LOC.:
O município de Telêmaco Borba, localizado a cerca de 250 quilômetros da capital, registra em média 2000 coletas de sangue por ano. A Unidade de Coleta e Transfusão da cidade é responsável por abastecer sete municípios da região. O diretor da UCT, Roberto Amatuzzi, conta que o ponto de coleta ficou fechado por problemas administrativos de 2009 a 2014. Desde então a unidade funciona normalmente em um prédio reformado e apto a fazer coleta. O gestor explica que o principal obstáculo agora é fazer com que a população retome o hábito de doar sangue.

TEC./SONORA:
Roberto Amatuzzi, diretor da UCT de Telêmaco Borba.
“A principal dificuldade que nós temos é que o banco de sangue, ele ficou fechado durante um bom período de tempo, de 2009 até a construção, porque era um prédio alugado, sem condições sanitárias para fazer a coleta in loco. Então essa foi a principal dificuldade que nós enfrentamos, era resgatar novamente, fazer com que a população retomasse a cultura de coleta de sangue, ela participasse como doadora.”

LOC.: Seja você também um doador e salve vidas como a do Victor. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos em bom estado de saúde, pesando no mínimo 50 quilos. Em Telêmaco Borba, a UCT fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade. A coleta funciona de segunda a quinta-feira, de uma às três da tarde. O telefone de contato é 3272-3743. Repetindo: 3272-3743. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.