TEFÉ (AM): Tefé registra três novos casos de Tuberculose em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC:  Distante 575 quilômetros da capital amazonense, Tefé é um município de aproximadamente 62.000 habitantes. Nos três primeiros meses de 2017 foram registrados três novos casos de Tuberculose, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. No ano passado, a taxa de incidência na cidade foi de 62,7 casos por 100.000 habitantes. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Tefé, Tatiane Benlolo, explica que preparar os profissionais de saúde, para atender e acolher pacientes com Tuberculose, é tão importante quanto o tratamento.

 

TEC/SONORA:Tatiane Benlolo, coordenadora municipal da Vigilância em Saúde.

 “Quando a gente começou o trabalho de descentralização, foi feita a capacitação, a sensibilização dos profissionais, e isso tem que ser de uma forma contínua. No interior do Amazonas, a rotatividade dos profissionais é muito grande, então a capacitação, a atualização dos profissionais tem que ser contínua.”

 

LOC:De acordo com a enfermeira Elisangela Ferreira, que trabalha na unidade de saúde Irmã Adonai, a informação tem sido importante para que os pacientes terminem o tratamento.

 

TEC/SONORA:Elisangela Ferreira, enfermeira.

 “Todos os pacientes que eu acompanho, eles realizam o tratamento correto, até porque a gente trabalha com o TDO, que toma a medicação em frente ao profissional, o agente de saúde, no caso. Então, a gente não tem essa dificuldade, não. E a gente tenta sensibilizar ele na primeira consulta sobre a importância do tratamento, para não haver esse abandono.”

 

 

LOC:Em caso de tosse prolongada por duas a três semanas, febre, cansaço ou falta de apetite, não hesite e procure uma unidade de saúde. A Tuberculose mata, mas ela tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.