TECNOLOGIA: Novo Código de Ciência permite parceria entre empresas e universidades em pesquisas e projetos

Câmara dos Deputados aprova o texto do novo Código Brasileiro de Ciência e Tecnologia que permite ao pesquisador se licenciar do serviço público e desenvolver pesquisas em empresas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE BRASIL


REPÓRTER: Pesquisadores e cientistas das universidades públicas do país vão poder desenvolver projetos e pesquisas em empresas privadas, com direito à licença do serviço público e, ainda receber pelo trabalho desenvolvido em conjunto com a iniciativa privada. A medida está prevista no Código Brasileiro de Ciência e Tecnologia aprovado pela Câmara dos Deputados. Além disso, o código deve agilizar as pesquisas científicas com a diminuição da burocracia na busca de recursos para o andamento dos estudos. O relator do projeto, deputado Federal, Sibá Machado, do PT do Acre, acredita que, a união entre empresas e as universidades públicas vai ser um avanço na ciência do país.
 
SONORA: Deputado Federal, Sibá Machado, do PT - AC
 
“Não há inovação sem essa junção. Todos os países do mundo que fizeram inovação precisam aproximar empresas das universidades, e isso foi feito.”
 
REPÓRTER: Antes de passar a valer, o texto do novo Código Brasileiro de Ciência e Tecnologia deve ser analisado no Senado.

Com informações da Rádio Câmara, reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.