TECNOLOGIA: Equipamento criado pela Embrapa pode aumentar produtividade do gado

TECNOLOGIA: Equipamento criado pela Embrapa pode aumentar produtividade do gado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min11seg

REPÓRTER: Pesquisadores da Embrapa de Rondônia estão desenvolvendo uma nova ferramenta que vai ajudar os produtores de gado na avaliação da condição corporal dos bovinos. O Vetscore, como é chamado, é um dispositivo formado por duas réguas de 20 centímetros cada uma, que podem formar ângulos de zero a 180 graus. Por meio desse equipamento, o próprio produtor pode monitorar a quantidade de gordura do rebanho. Hoje, os produtores não utilizam equipamentos para medir a condição corporal do gado. Outros usam programas de imagem ou ultrassonografia, com o apoio de profissionais especializados a um custo mais alto. Para o produtor de gado de Rondônia, Gilsomar da Silva, a nova ferramenta vai ajudar não só os produtores do estado, mas de todo o Brasil.

SONORA: produtor – Gilsomar da Silva

"Eu falo que não será, mas já é uma realidade. A gente já experimentou, já testou lá na minha propriedade. Então, é uma ferramenta inovadora e com certeza muito boa. Vai nos auxiliar. Quanto mais você acertar, melhor é a nossa rentabilidade. Então, são muitos benefícios."

REPÓRTER: Para os grandes produtores, que geralmente possuem profissionais especializados para cuidar da nutrição do rebanho, o Vetscore também vai ser muito útil. A avaliação visual da condição corporal do animal é o primeiro passo para diagnosticar e promover alterações na dieta do rebanho. De acordo com o pesquisador da Embrapa de Rondônia, Luís Francisco, a ferramenta vai estimular a produtividade.

SONORA: pesquisador Embrapa – Luís Francisco

"Com a informação que a ferramenta vai fornecer para ele, se ele conseguir tomar as medidas de manejo acertada, aí sim o impacto será muito grande. Por exemplo: A gente estima que pelo menos 25 por cento a mais de produtividade e os índices reprodutivos dele, ele possa fazer uma elevação desses índices, também."

REPÓRTER: O Vestcore desenvolvido pela Embrapa Rondônia foi validado para as raças nelore e girolando. Com a continuidade dos trabalhos, os pesquisadores apontam que pode haver uma ferramenta para cada raça, tornando a tecnologia ainda mais eficiente. O equipamento ainda não está disponível para venda, pois está sendo patenteado pela Embrapa.  

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.