TAQUARA (RS): Município tem um dos melhores índices de vacinação contra vírus HPV do Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Taquara, a procura pela segunda dose da vacina contra o HPV já bateu a meta estabelecida pelo ministério da Saúde, em que pelo menos 75 por cento das meninas com idades entre 11 e 13 anos deveriam ser vacinadas. Cerca de 92 por cento das jovens já receberam a segunda etapa da vacinação contra o vírus. O município está com um dos melhores índices de adolescentes vacinadas contra o vírus causador do câncer de colo do útero no Brasil. A imunização contra o vírus HPV é feita em três fases e só eficaz para as garotas que tomarem as três doses da vacina. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica como é o processo de imunização.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Em 2015 nós temos as meninas que tomaram a primeira dose em 2014, meninas de 11 aos 13 anos que em 2014 já tomaram a primeira dose, precisam tomar a segunda dose. O esquema de proteção da vacina HPV, ele exige três doses. A menina toma uma dose, seis meses depois toma a segunda dose, 5 anos depois da primeira dose ela toma uma terceira dose que serve de reforço. Então meninas que tomaram a primeira dose em 2014, precisam agora tomar a segunda dose para completar a sua proteção.”

REPÓRTER: No município de Taquara, quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra o HPV pode ir a uma das nove unidades básicas de saúde da cidade para receber a vacina. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que a vacina é considerada mundialmente como uma das melhores armas para a prevenção do HPV.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“De alguns anos para cá, de 10 anos para cá, uma grande descoberta no mundo inteiro que foi a vacina contra o HPV. Essa vacina, ela é altamente eficaz na prevenção do HPV. E se considera hoje como sendo a principal arma que nós temos em saúde pública para evitar que esse vírus, o HPV, se dissemine e transforme essas meninas que começam a sua vida sexual em meninas infectadas pelo vírus e mais tarde como mulheres já vão ter câncer de colo do útero.”
 
REPÓRTER: Lembrando que para as meninas que desejam se vacinar, não é necessária a autorização dos pais ou responsáveis para receber a segunda dose da vacina. Basta apresentar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade em uma das nove unidades de saúde da cidade de Taquara.
 
Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.