SURUBIM (PE): WhatsApp também é arma no combate ao mosquito da Dengue na cidade

Quando a denúncia é recebida, dois agentes de combate ao mosquito vão até o local informado, de moto

Salvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya ainda está presente em Surubim. Até março deste ano, mais de quatro mil pessoas foram infectadas por alguma dessas viroses, segundo a secretaria de Saúde. Mas os moradores do município podem ajudar a melhorar essa situação. A secretaria criou um número de WhatsApp. É só ter o aplicativo instalado no smartphone para mandar mensagem, vídeo ou áudio, denunciando criadouros do mosquito. O número é: 99762-9143. Repetindo: 99762-9143. Para o secretário municipal de Saúde, Izaldo Andrade, o aplicativo é uma ótima arma na prevenção ao mosquito.

TEC/SONORA: Izaldo Andrade, Secretário Municipal de Saúde

“As denúncias nos possibilitam sanar essa situação. A população manda mensagem e os agentes de endemias vão até ela. Se as pessoas não estiverem em casa, nós agendamos um horário para que os agentes façam o tratamento das águas e a verificação de reservatórios.”

LOC: É assim que funciona o WhatsApp da secretaria: quando a denúncia é recebida, dois agentes de combate ao mosquito vão até o local informado, de moto. Para o secretário de Saúde, assim, a demanda é atendida com maior rapidez. E é muito fácil usar esse aplicativo. Basta baixar o WhatsApp no seu celular e salvar o número 99762-9143. A partir daí, quando encontrar algum criadouro, é só mandar uma mensagem para esse número. A funcionária pública Nadja Arruda, de 43 anos, mora em São Sebastião. Ela já solicitou uma vistoria pelo aplicativo.

TEC/SONORA: Nadja Arruda, funcionária pública

“Fiz a denúncia, entrei em contato e deixei uma mensagem. Falei que a minha cisterna estava com larva e que eu gostaria que a secretaria de Saúde mandasse um agente de endemias para tratar a água. Funcionou.”

LOC: Denunciar possíveis focos por telefone é bom. Mas, o que vai dar mais resultado é você se mobilizar no combateao mosquito dentro de casa. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que cada morador dedique alguns minutinhos da sexta-feira para fazer uma grande faxina em casa. Elimine todos os criadouros do mosquito no seu quintal, na cozinha, no banheiro e lembre-se de também olhar atrás da geladeira. Tampe bem caixas d’água e outros tipos de reservatórios. Não dê chance para o mosquito. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.