SURUBIM (PE): Grávidas são diagnosticadas com Zika, na cidade

No estado, 703 casos de microcefalia foram notificados 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  O combate ao Aedes aegypti continua intenso em Surubim. A cidade está em alerta porque duas grávidas foram diagnosticadas com o vírus Zika, doença que é transmitida pelo mosquito. Ao todo, 12 gestantes estão sendo monitoradas no município. A preocupação é porque o vírus Zika é um dos causadores de microcefalia em recém-nascidos. As grávidas do município devem ficar atentas. Nos primeiros dois anos de vida do bebê com microcefalia, a cabeça da criança cresce cerca de 20 centímetros. Depois disso passa a crescer aproximadamente quatro centímetros. Quanto mais cedo for dado o diagnóstico da doença e realizado o tratamento, a recuperação passa a ser mais eficiente, como explica o neurocirurgião, Cid Carvalhaes.
 
SONORA: Neurocirurgião, Cid Carvalhaes.
 
“Esse primeiro período é de extrema importância. Quando ela nasce com a cabeça pequena, com microcefalia, o diagnóstico tem que ser o mais rápido possível e começar os tratamentos também o mais rápido possível, porque aumentam as chances de melhor recuperação dessa criança.”
 
REPÓRTER: Em todo Pernambuco, de outubro de 2015 até março deste ano, foram notificados 703 casos de microcefalia. Mas o cuidado não deve partir apenas das gestantes O mosquito também é transmissor da dengue e da chikungunta. Por isso, é fundamental que toda a população combata o mosquito, como explica o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“O indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é que nos dá esperança, que nos dá confiança? É que nós já vencemos no passado. Nós temos vários exemplos que a sociedade junto com o Poder público se mobilizaram e conseguiram praticamente eliminar o mosquito.”
 
REPÓRTER: Em Surubim, os bairros que mais sofrem com infestação do Aedes são Santo Antônio e São Sebastião. Nas ruas do município mais de 140 agentes comunitários de saúde e endemias estão combatendo o mosquito. Para saber mais sobre dengue, chikungunya e Zika acesse combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Marquezan Araújo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.