SURUBIM (PE): Armazenar água em casa de maneira errada, pode atrair o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Armazenar água para consumo humano é necessário. Mas não se esqueça: vede bem as tampas das cisternas e dos tanques

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Devido à seca, está faltando água em Surubim. A barragem de Jucazinho, que abastece o município, está com menos de 1% da capacidade. A solução para os moradores é armazenar água em casa. O problema é que se essa água não for estocada da maneira correta, os reservatórios se tornam um prato cheio para o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya se reproduzir. O Secretário Municipal de Saúde de Surubim, Izaldo Andrade, conta que a falta d’água no município pegou todo mundo de surpresa.

TEC/SONORA: Izaldo Andrade, Secretário Municipal de Saúde

“A população não estava com reservatórios adequados. Então de repente é surpreendida com um colapso desses. Então todos acabam armazenando água em todo tipo de recipiente: baldes, garrafas, tonéis. Essa é a nossa preocupação.”

LOC: Em Surubim, de novembro do ano passado a março deste ano, mais de quatro mil pessoas tiveram Dengue, Zika ou Chikungunya. E se a população não se prevenir, outras pessoas vão ficar doentes. Diane Coelho é funcionária pública, tem 42 anos e mora em São Sebastião. Diane teve Dengue e Chikunginya e por causa da necessidade de estocar água, ela toma ainda mais cuidado para evitar criadouros dentro de casa.

TEC/SONORA: Diane Coelho, funcionária pública

“Depois que lavamos roupa, nós armazenamos a água da roupa para usar como descarga de banheiro lavar uma calçada. Tampamos, então é tudo armazenado direitinho.”

LOC: Armazenar água para cozinhar ou tomar banho, por exemplo, é necessário. Mas não se esqueça: vede bem as tampas das caixas d’água, dos baldes, das cisternas e dos tanques. Não dê chance para o mosquito nascer. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.