STF acata pedido de abertura de investigação contra Serra, por caixa 2

Como o caso não tem relação com a Lava Jato, a ministra Cármen Lúcia o encaminhou a outro relator.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu abertura de inquérito para investigar o senador José Serra (PSDB-SP), por caixa 2. A suspeita é de que o senador tucano não tenha declarado à Justiça Eleitoral, parte das doações recebidas para a campanha eleitoral de 2010, quando ele concorreu à Presidência da República.

O pedido foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e acolhido pela ministra da Suprema Corte, Rosa Weber.
Janot solicitou a abertura das investigações com base na denúncia feita em acordo de delação premiada pelo dono da JBS, Joesley Batista.

No depoimento, Joesley afirmou que R$ 20 milhões foram transferidos à campanha, a pedido de Serra. Desse valor, apenas R$ 13 milhões foram declarados oficialmente.

Em sua defesa, José Serra afirma que todas as suas campanhas eleitorais foram conduzidas dentro da lei e que nunca ofereceu contrapartida por doações eleitorais.

Como o caso não tem relação com a Lava Jato, a ministra Cármen Lúcia o encaminhou a outro relator, após orientação do ministro Edson Fachin, relator da Operação que apura casos de corrupção envolvendo a Petrobrás.

De Brasília, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.