SOCIAL: Reciclagem ajuda 92 famílias

O Tribunal de Justiça do Pará por meio do projeto de coleta seletiva “Reciclar direito”, beneficia 92 famílias no bairro do Aurá, em Belém.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 2min26seg

LOC/REPÓRTER: O Tribunal de Justiça do Pará por meio do projeto de coleta seletiva "Reciclar direito", beneficia 92 famílias no bairro do Aurá, em Belém. A iniciativa busca adotar medidas para reutilização de materiais recicláveis através de práticas sustentáveis no judiciário. Evelize Rodrigues, membro da comissão permanente de gestão socioambiental do TJPA, enfatizou a importância desta iniciativa.

TEC/SONORA: Membro da comissão permanente de gestão socioambiental, Evelize Rodrigues

"O projeto reciclar  direito tem a intenção de propor uma reciclagem da pessoa e reciclar também sua atividade fim, com isso a gente ta se enquadrando ao processo judicial eletrônico, com a redução de gastos de papel, com a conscientização dos servidores de que a gente precisa economizar luz, a água  e com isso melhorar o planeta"

LOC/REPÓRTER: Elza Almeida que trabalha nos serviços gerais do tribunal participou da palestra sobre reciclagem realizada pela comissão de gestão socioambiental.

TEC/SONORA: Colaboradora dos serviços gerais, Elza Almeida.

"Me foi feito convite e eu participei, e partir desse dia, eu estou fazendo na minha casa também, tanto na minha casa, como nas salas, eu sou de serviços gerais, faço limpeza nas salas, eu to tentando passar isso para eles. Porque, para o meu serviço ser mais prático e ajudar o meio ambiente".

LOC/REPÓRTER:  A coleta dos materiais nos departamentos do Tribunal de Justiça é realizada uma vez por semana. As cooperativas do aterro sanitário do Aurá, na Grande Belém, recebem os resíduos sólidos, como explica Evelize Rodrigues.

TEC/SONORA: Membro da comissão permanente de gestão socioambiental, Evelize Rodrigues.

"A coleta no tribunal é toda quinta, ou sexta, em média uma tonelada de resíduos sólidos.  O trabalho com as 92 famílias, a gente faz a entrega às cooperativas das pessoas que faziam parte do Aurá e como existe um decreto e uma lei, que determina o encerramento dos lixões, eles estão sendo obrigados a se formar em associações, e são as famílias que lá trabalhavam e ainda existem 800 famílias, elas vão ser obrigadas a formar associações e com isso os órgãos públicos são obrigados também, a entregar os seus resíduos sólidos a essas cooperativas e entregar a eles cidadania, trabalho emprego e renda"

LOC/REPÓRTER: No próximo ano, o Tribunal de Justiça do Pará vai promover um evento integrado com as justiças do trabalho e federal. O objetivo é mostrar à sociedade que o judiciário está preocupado com a sustentabilidade no País.

Reportagem, Marcela Coelho.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.