SOBRAL (CE): 527 Armadilhas viram estratégia para combater Aedes aegypti, no município

527 armadilhas manuais formam instaladas em pontos estratégicos da cidade, para capturar o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Esses mecanismo ficam em locais de grande circulação de pessoas como, perto do Terminal Rodoviário de Sobral, do Estádio do Junco e nos estacionamentos de supermercados da cidade. 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Sobral, 527 armadilhas manuais formam instaladas em pontos estratégicos da cidade, para capturar o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Esses mecanismos ficam em locais de grande circulação de pessoas como, perto do Terminal Rodoviário de Sobral, do Estádio do Junco e nos estacionamentos de supermercados da cidade. A coordenadora de vigilância em saúde de Sobral, Francisca Escócio, explica como é feito o procedimento de captura do mosquito.
 
SONORA: coordenadora de vigilância em saúde de Sobral, Francisca Leite Mendonça Escócio
 
“É uma armadilha, uma telinha ele fica fixado. Nós temos 527 armadilhas instaladas em diferentes pontos estratégicos do município de Sobral. É feita a coleta dessa armadilha, é feita a leitura no laboratório de entomologia, e identifica se o mosquito, que foi apreendido na armadilha, é um Aedes aegypti. Quando é, o trabalho de campo da semana já é subsidiada por aquilo que sinalizou naquele território, de que há circulação do mosquito.”
 
REPÓRTER: Se o resultado do laboratório der positivo para o Aede, agentes comunitários são orientados, pela Vigilância em Saúde de Sobral, no combate ao mosquito na região afetada, como ressalta a coordenadora, Francisca Escócio.
 
SONORA: coordenadora de vigilância em saúde de Sobral, Francisca Leite Mendonça Escócio
 
“Então há um trabalho intensificado tanto dos agentes de endemias na orientação como a Unidade Básica de Saúde são notificadas de que naquela área foi identificada armadilha positiva. Essa vigilância tem dado, na verdade, resultado para o controle do índice de infestação no município.”
 
REPÓRTER: Dos 20 bairros de Sobral, Alto da Expectativa, Terrenos Novos, Sumaré e os Distritos Jordão, Rafael Arruda, Baracho e Taperuaba são alguns dos bairros e distritos com alto número de infestação pelo Aedes. Para evitar que o mosquito se reproduza, é importante que a comunidade participe do combate ao mosquito, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Em Sobral, 620 homens estão realizando visitas domiciliares para prevenir e combater o mosquito nos 20 bairros da cidade. Para solicitar a limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios, o morador de Sobral pode ligar para o Disque Limpeza, no número 3677 1177. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.