SINOP (MT): Secretarias e órgãos públicos definem juntos estratégias de combate ao Aedes

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Representantes de secretarias e órgãos públicos de Sinop estão trabalhando juntos para monitorar melhor e traçar estratégias mais eficazes de combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Semanalmente, gestores da Vigilância em Saúde, da Vigilância Ambiental e da Vigilância Epidemiológica se reúnem para avaliar a situação no município. Além deles, participam do grupo as secretarias de Trânsito, de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Rivka Duarte, explica como é feito esse trabalho.
 
SONORA: diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Rivka Pereira Duarte
 
“Todo mundo sob a sua responsabilidade nesse combate, porque aí nós acabamos tendo várias opiniões. Então, cada um dá o seu ponto de vista. É muito importante. A gente evita cometer erros que já foram cometidos”.
 
REPÓRTER: É importante também que cada morador se envolva no combate ao Aedes O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, lembra como o mosquito age e quais são as maneiras de se proteger contra o Aedes.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada”.
 
REPÓRTER: Você, morador de Sinop, pode ajudar a deixar sua cidade livre do Aedes aegypti. Peça a visita de agentes de saúde em casas fechadas ou terrenos abandonados. É só ligar para a prefeitura, no número 3511-1943. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika no site do Ministério da Saúde. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.