SÍNDROME DE DOWN: Existe um período ideal para começar a estimulação, mito ou verdade?

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Pessoas com Síndrome de Down podem viver a vida normalmente e vencer as dificuldades de falar, andar ou qualquer outra atividade. Mas, há idade certa para o estímulo começar? Quanto mais cedo iniciar a estimulação, melhor? A coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brigido, esclarece: isso é verdade!

SONORA: Odília Brigido, coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

“Nunca é tarde para começar a fazer a reabilitação. A gente aconselha que quanto mais cedo uma criança é diagnosticada com Síndrome de Down, procure logo serviços de saúde para estar fazendo a estimulação precoce. Mais precocemente possível. Estar realizando um tratamento. Até porque quando um neném nasce com Down, ele é muito hipotônico, ele não tem muita força, muito equilíbrio, tem dificuldade para andar, correr, sentar, engatinhar. Então se a mãe puder procurar mais cedo os serviços, mais rápido ele se desenvolve”.

REPÓRTER: Apesar de a reabilitação ser benéfica para adolescentes e adultos, a estimulação tem melhores resultados quando iniciada precocemente. Quanto mais cedo melhor. A parceria entre profissionais e família é fundamental.

Reportagem, Erika Braz.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.