SIMPLICIO MENDES (PI): Apenas 9 meninas foram vacinadas contra HPV, no município

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível nos sete postos e unidades básicas de saúde, de Simplício Mendes, para proteger meninas entre 11 e 13 anos do câncer do colo do útero 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Simplício Mendes está longe da meta na segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV. Na cidade de 12 mil habitantes, apenas dois por cento das jovens foram imunizadas contra o papiloma vírus. O número representa somente nove meninas protegidas contra o vírus causador do câncer do colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, no estado do Piauí, devem surgir cerca de 400 novos casos da doença, neste ano. O epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que, a vacina é segura.
 
SONORA: O epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Vamos lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo, essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e, é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor do que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: Para tomar a segunda dose da vacina, as jovens devem procurar uma unidade de saúde levando carteira de vacinação e documento de identidade. As jovens que tomaram a primeira dose contra o HPV na rede privada podem tomar as outras duas na rede pública de saúde gratuitamente. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ressalta a importância das três doses da vacina para a proteção das jovens.
 
SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch.
 
"É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave"
 
REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos, de Simplício Mendes, devem procurar a vacina contra o vírus HPV em um dos três postos de saúde ou em uma das quatro unidades básicas. Segundo o ministério da Saúde, a vacina é segura, gratuita e previne as meninas contra o câncer do colo de útero. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.