SETE LAGOAS (MG): Município luta para baixar índice de infestação do mosquito da Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde, Sete Lagoas está em estado de alerta para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Para tentar conter o avanço do vetor, uma equipe de agentes de Saúde faz vistorias nas residências e outros imóveis do município. O objetivo é ensinar a população a impedir a formação de criadouros do mosquito e evitar que surjam novos casos das três doenças. Por isso é importante que os moradores recebam os agentes comunitários, como fez a dona de casa Sabrina Silva, moradora do bairro Aeroporto.

TEC./SONORA: Sabrina Ribeiro Silva, dona de casa


“Eles orientam o que tem que fazer para eliminar esses criadouros. Então, eles vão lá e explicam para a gente, direitinho. Eles atendem muito bem. Ajuda bastante.”

LOC.: Neste ano, a principal preocupação do Ministério da Saúde é com a Chikungunya, que segundo a pasta, deverá ser a doença transmitida pelo mosquito com o maior número de casos no verão. A infectologista Eliana Bicudo explica o porquê.

TEC./SONORA: Eliana Bicudo, infectologista


“A explicação é a imunidade das pessoas. Hoje, a gente tem pessoas muito mais suscetíveis à Chikungunya do que a gente tinha, ou seja, a Dengue, muitas pessoas já tiveram, então você tem um teor de imunidade naquela população. Hoje, a gente tem população, por exemplo, no Distrito Federal, em que a gente já tem os quatro sorotipos circulando aqui, então a gente já tem uma média de alguma imunidade populacional. Nós não tivemos nem Chikungunya nem Zika na nossa região. Então o mosquito está aí, a gente sabe da transmissão, principalmente da região Nordeste, trânsito de pessoas, e nós vamos ter muito mais pessoas suscetíveis, já que nós não controlamos o mosquito ainda.”

LOC.: O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar os criadouros do mosquito dentro de casa. Não dê chances para o mosquito nascer. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.