SERTÃOZINHO (SP): Pessoas com suspeita de dengue, chikungunya ou Zika têm atendimento especializado, na cidade

O serviço está disponível todos os dias, das 7h às 17h, em três unidades de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para diminuir a quantidade de pacientes nos prontos atendimentos, três Unidades Básicas de Saúde estão voltadas para o tratamento da dengue, Zika e chikungunya, em Sertãozinho: a unidade José Pereira de Carvalho, na Cohab 3; a unidade José Joaquim Bonfim, no Jardim Alvorada; e a unidade Jaime Bonifácio da Silva, no Jardim Santa Rosa. A medida visa priorizar o tratamento das doenças, como explica a secretária Municipal de Saúde, Rita Montenegro.

SONORA: Rita Montenegro – secretária de Saúde de Sertãozinho

“Precisaríamos descentralizar os casos de dengue pra evitar, inclusive, casos graves, com uma atenção diferenciada, com hidratação, cumprindo com os protocolos pra se evitar casos graves e óbitos.”

REPÓRTER: O funcionamento das três unidades é de sete da manhã às cinco da tarde, todos os dias, e atende pessoas com suspeita ou confirmação da dengue, Zika ou chikungunya. Em Sertãozinho, mais de dois mil e 300 casos de dengue já foram notificados. Não há registros de suspeita de Zika e chikungunya. O diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica os principais sintomas das doenças.

SONORA: Cláudio Maierovitch – diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“Elas têm semelhanças, podem ser confundidas, na medida em que todas podem causar febre, todas podem dar manchas no corpo, dores no corpo, dor de cabeça.”

REPÓRTER: Se você suspeita de algum foco do Aedes em terrenos baldios ou em imóveis fechados na vizinhança, ligue na Ouvidoria da prefeitura de Sertãozinho, no 156. Outro canal de denúncias é o Controle de Vetores. O número é: 3945-5369. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Freire.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.