SERTANÓPOLIS: Município quer vacinar todas as jovens de 11 a 13 anos contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: De acordo com o IBGE, o município de Sertanópolis tem aproximadamente 16 mil habitantes. Em 2015, cerca de 370 meninas que têm entre 11 e 13 anos de idade de Sertanópolis devem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Apenas 19 por cento das adolescentes da cidade tomaram a vacina contra o vírus causador do câncer de colo do útero. A meta do ministério da Saúde é que pelo menos 75 por cento das jovens do município tomem a vacina contra o HPV.  As autoridades locais de saúde, fazem o possível para derrubar mitos e ideias equivocadas sobre a vacinação. O enfermeiro chefe da vigilância epidemiológica de Sertanópolis, Wilson Correia dos Santos, relata um pouco do que é feito no município para incentivar a procura pela segunda dose.
 
SONORA: Chefe da vigilância epidemiológica, enfermeiro Wilson Correia dos Santos.
 
“Divulgamos o principal motivo aos profissionais de educação, e às adolescentes. E teve enfermeiras também que foram fazer orientação referente à educação sexual. E foi falado sobre a vacinação do HPV. E cartazes divulgando em alguns pontos estratégicos e nas unidades de saúde.”
 
REPÓRTER: O HPV é o principal causador do câncer de colo do útero e pode ser evitado com a vacinação. A imunização contra o vírus é feita em três etapas e só é eficaz para as meninas que tomarem as três doses da vacina. O HPV é um vírus sexualmente transmissível, mas pode infectar sem que haja a relação sexual. Muitas vezes, o contato íntimo já é suficiente para contrair o HPV. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica como o vírus pode ser contraído.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“O HPV pode ser transmitido na relação sexual, mesmo em carícias íntimas, sem precisar da relação sexual completa, digamos assim, ele pode ser transmitido. Por isso que ele é assim, tão disseminado no mundo inteiro.”
 
REPÓRTER: As vacinas contra o HPV são oferecidas gratuitamente. Em Sertanópolis, as meninas de 11 a 13 anos devem comparecer ao centro de saúde Paulo Roberto Martins, que fica em frente à rodoviária do município para tomarem a segunda dose da vacina.
 
Reportagem, Lívia Bruno

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.