SERRINHA (BA): Município está em situação de alto risco de infestação do mosquito transmissor por 2 anos seguidos

Em 2013 e 2014, Serrinha estava em estado de alerta para a infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mesmo com ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, pelo segundo ano seguido Serrinha está com alto risco de infestação do mosquito, de acordo com o Ministério da Saúde. O Coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha, Valdete de Jesus, diz que um dos fatores que contribuiu para esse resultado foi a falta de chuva no município, este ano. Isso fez com que muita gente armazenasse água em casa.

TEC/SONORA: Valdete de Jesus, Coordenador de Endemias

“Isso é notório porque nós estamos observando que reservatórios da mesma residência estão sendo reincidente. Então, geralmente, que está nos deixando preocupados. Temos que fazer um trabalho de conscientização para que lave o depósito, para não ficarem ovos nas paredes dos depósitos.”

LOC: Em 2013 e 2014, Serrinha era classificada pelo Ministério da Saúde como cidade em estado de alerta para a infestação do mosquito da Dengue. Nos dois últimos anos, a situação ficou mais grave, e o grau de classificação subiu para alto risco. Para tentar mudar a situação, cerca de 20 agentes de endemias vistoriam mais de 32 mil imóveis em todo o município. Eles orientam a população e evitam que os moradores passem pelo o que a funcionária pública, Eliana Teixeira, de 32 anos e a mãe dela passaram quando foram picadas pelo mosquito.

TEC/SONORA: Eliana Teixeira, funcionária pública

“É uma doença horrível. Na minha casa, a minha mãe teve Chikungunya, que é pior do que a Dengue. Os sintomas são piores e deixa a pessoa mais debilitada.”

LOC: O ministério da Saúde orienta que, toda sexta feira, cada família dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Se você não puder na sexta-feira, não tem problema, escolha outro dia. O importante é reservar um dia na semana para acabar com os focos do mosquito na sua casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.